Criar uma ferramenta colaborativa na internet é bem a cara da fantástica comunidade de software livre. Por isso achei bem legal a ideia do estudante de sistemas de informação Matias Schertel, 25 anos, de Porto Alegre. Usou o Google Maps para indicar no mapa pontos que podem ser interessantes para os visitantes do Fisl (imagem acima). Tu ficas sabendo o que há por perto.

196119post_foto

É colaborativo. Dá pra ir lá (aqui) e ajudar.

A esta blogueira, ele contou por que criou o mapa colaborativo:

"A ideia veio porque vi várias pessoas em comunidade do Fisl no Orkut pedindo informações sobre os arredores do evento (onde comer, bancos etc) e locais para sair em Porto Alegre.
Em segundo lugar, porque sempre que viajo tenho o costume de criar um mapa no Google Maps com todos os pontos interessantes da cidade previamente selecionados, como parques, shoppings, museus, restaurantes.
Daí surgiu a idéia de fazer o inverso: criar um mapa de Porto Alegre pro pessoal que vem de fora. Junte isso com o espirito colaborativo da comunidade do software livre e o mapa TINHA que ser aberto para edição por qualquer um."

Este é o quinto Fisl do Matias. Ele também contou ao blog por que  curte tanto o evento:

"Tem gente que espera o ano todo pelas férias para ir pra praia, já eu espero pelo Fisl, aqueles três dias do ano (agora quatro), que tu passas respirando, comendo e vendo "software livre, informática, tecnologia", um evento onde tu deixas de ser nerd/geek/sejalaoquefor e vira um "normal", conversa com pessoas de todos os lugares, compatilha conhecimento e experiências, vê palestrantes fantásticos de todo o globo e fica sabendo das últimas novidades. Resumindo, o Fisl não é só palestras técnicas e discussões de negócios, é também o lado humano do software livre. E isso a 20 minutos de casa!"

Fonte: Blog da Vanessa Nunes