Resultado foi anunciado e comemorado durante o 10º FISL -Fórum Internacional de Software Livre. Empresa também revela que o Insigne Momentum deverá ganhar versão em Inglês em breve para ganhar mercado externo.

A Insigne Software, a primeira empresa brasileira a oferecer um sistema operacional de código aberto e livre com 27 aplicativos em português, para computadores de escritório e domésticos em 2002, anuncia que o SO Insigne Momentum atingiu a marca de 2 milhões de unidades distribuídas. Para comemorar esta realização e 10 anos de existência e como parte de seu plano de crescimento, a empresa também pretende liberar a versão em Inglês de seu sistema nos próximos meses visando sua entrada no mercado externo.

A Insigne conseguiu atingir esta marca graças à sua participação entre os principais agentes do programa "Computador para Todos", programa governamental introduzido no Brasil para garantir à maioria da população o acesso à compra de PCs populares.

"Os 2 milhões de unidades também foram possíveis graças ao apoio de fabricantes de PC do Brasil que confiaram na qualidade do sistema Insigne e entregaram aos seus clientes computadores dotados da melhor tecnologia e com um conjunto de aplicativos", comemora João Pereira da Silva Jr, presidente da empresa. Entre estes fabricantes estão a SEMP Toshiba, Novadata, Kelow, Kennex, Mirax e Qbex.

De acordo com Pereira, a versão em Inglês faz parte da estratégia de levar o seu sistema operacional para mercados globais e partir de parcerias com fabricantes de PCs de vários países. "Já estamos iniciando conversas com empresas do México - que poderá ter a sua versão em espanhol- e esperamos poder em breve anunciar a assinatura de acordos de negócios com fabricantes deste e de alguns outros países, inicialmente na América Latina. Estivemos na Computex Taipei 2009 no mês passado para dar um passo à frente neste sentido, com boas conversas com fabricantes de PCs presentes ao evento", conta o executivo.

Para o presidente da Insigne, outros fatores também contribuíram para a meta de 2 milhões de unidades ser atingida. Segundo ele, a empresa é a única provedora de SO a oferecer um programa de suporte e treinamento aos fabricantes e varejistas, que compõem o primeiro ponto de contato com os novos usuários que buscam informações sobre como comprar um PC novo. "Quando apresentamos o primeiro sistema operacional de código aberto para computadores de escritório, estávamos muito próximos dos vendedores de lojas", afirma Pereira. "A vinda ao 10º Fisl vem consolidar este grande momento de integração com a comunidade de software livre", acrescentou.[14]

Mais informações: http://www.insignesoftware.com