A deputada Lourdes Muñoz Garcia, representante do Congresso em Barcelona, defendeu o uso das tecnologias livres para a garantia da democracia em todos os setores da sociedade. Ao lado de Juan Tomás Garcia, representante do Hispalinux, e do deputado federal membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira, Lourdes destacou os avanços da cultura do Software Livre na Espanha.

Segundo ela, nos últimos quatro ou cinco anos, o país progrediu muito na construção de políticas públicas que garantiram o avanço das tecnologias livres na direção correta. A deputada ainda salientou os benefícios que o SL traz à administração pública ao gerar justiça e igualdade social e também ao produzir novos mercados e postos de trabalho. "Apostar em Software Livre é uma oportunidade social e econômica para todos os países. Principalmente em momentos de crise, como o que estamos vivenciando agora, o SL representa uma opção econômica que está ao alcance de todos", afirma.

Paulo Teixeira defendeu o software livre e a democratização da comunicação na rede mundial de computadores. "O Brasil não vai entrar nesta onda da vigilância. E foi isso que o presidente Lula demonstrou em seu discurso, sexta (26) no fisl", lembrou. Ativista pela liberdade na Internet, o deputado ajudou a organizar o movimento contra a aprovação do projeto de lei cybercrimes, que penaliza práticas comuns na Internet, como a troca de músicas e imagens e que institui o vigilantismo na rede.