Para o chefe de Open Source da Sun, a linha que separa software instalado dos serviços online já foi cruzada.

Em entrevista para INFO, durante o Fórum Internacional de Software Livre, Simon Phipps , chefe do departamento de Open Source Officer da Sun Microsystems, disse que a empresa trabalha a todo vapor para o Java retomar sua relevância também na web e que os aplicativos para desktop e os serviços online vão conviver bem, desde que usem licenças livres.

Perguntado sobre a possível criação de uma versão online da suíte de escritório OpenOffice, Phipps disse: “Isso não me surpreenderia. Na verdade, é altamente provável que aconteça”. Ele citou as funções de integração do pacote atual com serviços online e armazenamento na nuvem.Sun

O especialista veio ao FISL para falar da terceira onda de adoção de programas livres. Primeiro, isso era assunto só para a turma do Stallman, depois virou febre entre os geeks. Agora é a hora de empresas, usuários iniciantes e governos adotarem os conceitos de livre distribuição.

Para se adequar a esse cenário, a Sun já trabalha com licenças livres em produtos como o OpenSolaris e o Java, e pretende estender a oferta de códigos com projetos como o JavaFX. A adoção do HTML 5, citou o desenvolvedor, será uma nova chance para que plataformas abertas superem plug-ins proprietários, como o Flash e os vídeos em Windows Media Video e QuickTime.

“O modelo de negócios baseado na venda de licenças foi criado em uma era em que não existia internet. Hoje, todos precisam encontrar meios de difundir o software aberto. Não é mais possível continuar no modelo antigo”, concluiu Phipps.

Fonte: Info Online