A Prefeitura de Porto Alegre, através da Procempa, e a Associação de Software Livre (ASL), representada pelo coordenador Marcelo Branco, assinaram na manhã do último sábado, 27, o protocolo de intenções que vai garantir a permanência do Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre. E o principal apoio oferecido ao fisl11 está a realização do evento na Orla do Guaíba, incluindo a Usina do Gasômetro e os pavilhões do Cais do Porto, eliminando assim um dos principais custos do evento, que é a locação de espaço. O presidente da agência Inova Poa, Newton Braga Rosa, e o embaixador da ASL, Sady Jacques, assinaram como testemunhas.

Na programação cultural para o próximo ano, os destaques são o 1° Festival Internacional de Músicas para Baixar e a 1ª Mostra Internacional de Filmes para Baixar, divulgando a produção cultural de artistas que disponibilizam suas criações para download. Para recepcionar os visitantes, será planejado um roteiro exclusivo da Linha Turismo, a organização de hospedagem solidária em residências, com o desenvolvimento de um software para o gerenciamento do programa, além de roteiros específicos de bares, pontos turísticos, e os tradicionais Caminhos Rurais, Conhecendo o Centro a Pé e o Caminho dos Antiquários. Também será articulado o passe livre no transporte coletivo para os credenciados.

Em termos de conectividade, a Procempa vai garantir toda a infraestrutura tecnológica e a completa cobertura dos locais utilizados pelo fisl11. Estão previstos a conexão em banda larga à internet, conexões wireless nos locais do evento, inclusive nas atividades culturais, broadcasting dos servidores para a internet através da banda de saída da Empresa, hospedagem dos servidores do evento e da Associação Software Livre no Data Center da Procempa, criação e hospedagem do blog oficial do fisl11, além do já tradicional patrocínio Ouro e das palestras técnicas sobre o uso de softwares livres e suas aplicações na administração municipal pelos técnicos da Empresa.

O diretor-presidente da Procempa explicou que este protocolo de intenções é apenas o ponto de partida, e pode ser ampliado ao longo do ano. Segundo André Imar, a objetivo é garantir total apoio ao fórum, que é o maior evento de tecnologia do país. "O fisl situa Porto Alegre no cenário internacional do segmento de tecnologia, com forte apelo turístico também, já que a maioria dos participantes são de fora da cidade. O prefeito José Fogaça determinou que no que dependesse da prefeitura, o fisl não sairia de Porto Alegre. E por isso formamos um grupo de trabalho, que formatou essa proposta, para apoiar o evento de forma decisiva", explicou.

E tanto André Imar quanto o coordenador do fisl, Marcelo Branco, garantiram a continuidade do evento na cidade. "Claro que o fisl fica em Porto Alegre. A prefeitura e a associação já estão viabilizando toda a infraestrutura. Sabemos que ficar na cidade é o melhor para todos. Essa é uma parceria que está rendendo frutos, e só deve melhorar", afirmou Branco. "A assinatura deste protocolo de intenções é uma demonstração clara da importância do evento para a prefeitura e a cidade. E de que Porto Alegre quer o fisl aqui e vai participar de forma efetiva do evento", garantiu o diretor-presidente da Procempa.

fisl10

A 10ª edição do Fórum Internacional Software Livre, que encerrou no sábado à noite depois de quatro dias de atividades, movimentou cerca de 8.000 participantes. Já nesta edição o fórum contou com a participação da prefeitura. A Procempa disponibilizou uma banda de 50 Mbps, aumentando em cinco vezes a conexão oferecida. Esta é a maior banda já oferecida ao fórum e é consequência do crescimento do evento. Através do Data Center da Procempa foi enviado o sinal da Rádio e da TV Software Livre para a Internet, além da hospedagem dos servidores do evento e da associação. A conexão wireless gratuita nos locais das atividades culturais, realizadas no turno da noite, também foi garantida através da Infovia. A Secretaria de Cultura produziu e organizou as atividades noturnas, e a 1ª Mostra de Músicas Para Baixar e o Turismo disponibilzou ingressos reduzidos para a Linha Turismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Procempa