No intuito de utilizar a web como ferramenta institucional de comunicação e ao mesmo tempo explorar o universo de interatividade que ela proporciona, a representantes do Governo Federal apresentaram hoje na palestra "Blog do Planalto: a Presidência da República se conectando nas mídias sociais", sua estratégia de comunicação e conexão com as mídias sociais. Em um projeto da Agência TV1 e com uma equipe que trabalha essencialmente com software livre, os representantes anunciaram que apresentarão em breve o Blog do Planalto.

"Além de utilizarmos tecnologias livres, a comunicação institucional do blog também é open source, já que os posts vão ser construídos de maneira colaborativa" afirmou Daniel Pádua, coordenador do Núcleo de Mídia Digital da Simp/Secom/PR e responsável técnico pelo Blog do Planalto.

Na intenção de se comunicar com todos os públicos que utilizam o meio digital para se informar, além do blog, o objetivo é interagir através do Twitter e YouTube. Na ocasião foi apresentada uma prévia de um dos possíveis layouts do Blog do Planalto que ainda não tem uma linha de conteúdo definida.

"É preciso antes aprender a dirigir o blog para depois se aventurar", afirmou Nelson Breve, secretário de imprensa da Presidência da República.

O blog do Planalto faz parte de uma política de Estado, ou seja, que tem a intenção de se perpetuar.

A palestra reuniu Daniel Pádua, Nelson Breve e o coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo Júnior.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará amanhá, dia 26, no 10° Fórum Internacional Software Livre - fisl10, que se encerra no sábado, dia 27 de junho.