The_firefox_by_djogjpg

Foi disponibilizado para download, na manhã desta terça-feira, 30, a versão oficial do Firefox 3.5.

Suporte para as tags audio e video do HTML5:
Graças às tags e , é possível embeber ficheiros de vídeo e música nas páginas web. O Firefox 3.5 suportará os formatos Ogg Theora, Ogg Vorbis e Wav.

Recursos offline:
A especificação do HTML5 prevê a possibilidade de fazer cache, no computador do utilizador, das aplicações web. O Firefox fará uso desta funcionalidade, criando uma cópia local da aplicação web que está a ser acedida. Isto permite uma maior rapidez no carregamento das páginas, uma vez que os objectos inalterados serão carregados directamente da cache.
O Developer Center da Mozilla explica os detalhes técnicos desta funcionalidade.

Suporte para CSS3:
Com o suporte para CSS3, o Firefox 3.5 terá um vasto leque de novidades ao seu dispor. Uma delas é a regra @font-face, que permite embeber tipos de letra para que o website seja mostrado da forma que o seu criador pretende. Existem muitas mais, como a aplicação de sombra ao texto, definição simples de cantos arredondados em diversos elementos e opacidade.

Novo motor para render de JavaScript:
O Firefox 3.5 inclui um novo motor para fazer o render de JavaScript, o TraceMonkey. Com ele são conseguidas melhores performances, permitindo um carregamento mais rápido dos websites e um menor consumo de memória por parte do browser.

Navegação privada:
Um modo de navegação privada está agora disponível. Quando activada, esta funcionalidade permite que, nenhum cookie, cache ou outro tipo de informação fica guardado no computador do utilizador - é como se o utilizador não tivesse usado o browser.

Novo ícone:
Nem todas as novidades estão relacionadas adição de novas funcionalidades ou optimização das existentes. Com o lançamento do Firefox 3.5, a Mozilla introduz uma nova versão do ícone deste browser.

Restauro inteligente de sessões:
No Firefox 3.0.x, sempre que o browser fechava inesperadamente era possível recuperar a sessão. Assim, todos os separadores que estavam abertos eram reabertos. No Firefox 3.5, esta funcionalidade sofreu uma pequena alteração e agora, em vez de abrir todos os separadores, permite ao utilizador escolher quais os separadores que pretende restaurar. Para além disso, é também possível reabrir separadores e janelas fechados - seja acidentalmente ou porque, na altura, se sentiu não haver necessidade de manter o separador ou janela abertos.

Perfis de cor:
Agora, o Firefox suporta perfis de cor de forma dinâmica. A cada foto é associado um perfil de cor para que esta possa ser vista com as suas cores originais.

Geo-localização:
Graças à informação sobre o endereço IP e à triangulação do Google Wi-Fi, o Firefox consegue determinar - com maior ou menor grau de exactidão - a localização do utilizador e apresentar resultados daquela zona nas pesquisas. Se não quiserem as vossas pesquisas restritas a resultados da zona onde se encontram, ou acharem que isto de alguma forma vos retira privacidade, podem desactivar facilmente esta funcionalidade.

Fonte: Firefox 3.5