Noosferocolivre_2A Colivre, empresa cooperativa que desenvolveu a rede social do Projeto Software Livre Brasil, estará no  FISL 10. Formada por uma  equipe especializada em soluções web e mídias socais em plataformas livres, a Colivre vem ao evento ajudar na difusão do novo portal colaborativo do softwarelivre.org e apresentar a palestra: "Conheça o Noosfero - um software livre para redes sociais."

Segundo Antônio Terceiro e Vicente Aguiar, sócios e membros da equipe técnica da Colivre, o termo "Noosfero", em esperanto, significa "esfera do conhecimento" e, por tanto,  foi escolhido porque representa bem este sistema que possibilita a produção e difusão colaborativa de conteúdo na web. Além disso, eles ressaltam que apesar do Noosfero ter sido desenvolvido inicialmente no Brasil, mais especificamente na Bahia, a proposta é tornar cada vez mais o Noosfero em um  projeto internacional de software livre, assim como Moodle e Wordpress.

Nessa palestra do FISL, além de promover essa plataforma web como uma alternativa livre para as rede sociais desenvolvidas em ambientes proprietários como Facebook, Ning e Orkut,  a Colivre demonstrará também as possibilidades e vantagens do uso de soluções livres para web 2.0, além de reforçar a viabilidade de um modelo de negócios em software livre também neste setor. Isto porque, o Noosfero contou tanto com o financiamento de organizações pública e privadas do Brasil, como também de organizações internacionais que visam desenvolver redes sociais de forma autônoma, segura e com código-aberto.   

Para saber mais informações sobre essa plataforma livre, acesse o site: www.noosfero.org ou visite a comunidade softwarelivre.org/noosfero