6578728

Na palestra "Projeto Fedora: as novidades do Fedora 11", com Rodrigo Padula de Oliveira, foram apresentadas as estruturas de trabalhos dos desenvolvedores da comunidade Fedora do Brasil e do mundo e as novidades  referentes  a nova versão intitulada Fedora 11, codinome Leônidas.

O destaque fica para os laptops educacionais que, conforme Rodrigo, o projeto teve de ser parado por um período, mas está voltando a ativa e promete, além do valor baixo (em torno de $188,00 dollares), um Linux otimizado com o SUGAR, um ambiente gráfico feito exclusivamente para o modelo, que tem ainda como característica marcante o colorido que o faz parecer até um laptop de brinquedo

Como o projeto ainda não está finalizado, as configurações podem mudar, mas atualmente o modelo apresentado possui um processador otimizado de 433MHZ, memória ram de 128Mb, memória flash de 1Gb para armazenamento de dados, portas USB e WiFi (acesso a redes sem fio).

Observando os testes realizados no estande da Fedora no fisl10, o laptop educacional teve um desempenho razoável no acesso aos sites do Twitter e Orkut. Uma coisa é certa, com certeza estes "pequenos" levarão a inclusão digital a outro patamar.

 Fonte:  Marco Meireles Clic RBS