Fisl_0A cultura do software livre, baseada sobretudo na idéia de bens comuns, vai comprovar mais uma vez que não está sozinha. Dois bancos de sementes livres apoiados pela ASL - Associação Software Livre - vêm ao Fórum para apresentar seus produtos agroecológicos e para firmar pontos comuns de resistência contra a privatização e a mercantilização dos bens coletivos.

O Núcleo de Ecologia e Agriculturas Guayí fica na própria cidade de Porto Alegre e trabalha em parceria com a ASL no Projeto Germinar para uma agricultura livre de transgênicos, agrotóxicos e de sementes proprietárias. O outro banco de sementes parceiro, a Casa de Sementes Livres de Aldeia Velha compartilha os mesmos princípios e conjuga uso de Linux com a difusão de sementes crioulas dentro de uma escola rural no município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro.

Asl

Pra quem gosta de agroecologia ou simplesmente é curioso pra entender como podem se ligar duas atividades aparentemente tão diversas como a agricultura e os softwares livres, será uma ótima oportunidade de pesquisa e troca de conhecimentos. Quem quiser, já pode ir se apropriando do tema, entrando na comunidade Bancos de Sementes Livres, hospedada no Projeto Software Livre Brasil.
Fonte:Fisl10