Projeto Futurus: Cidadania e inclusão digital em FlorianopólisJune 10, 2009, by PSL-Brasil - No comments yetViewed 13 timesAjudar jovens e adultos na escolha de uma profissão e se preparar para o mercado de trabalho.Este é o principal objetivo do Projeto Futurus - Inclusão Digital para Inclusão Social, uma ação pública de inclusão digital, profissional e social, que faz uso das avançadas tecnologias da informação e comunicação, na formação e operação de uma grande Rede de Inclusão, como força motriz de desenvolvimento. O projeto congrega prefeituras, secretarias de educação, escolas públicas, instituições de ensino, empresas privadas e organizações da sociedade civil, cada uma contribuindo à sua maneira dentro do segmento em que atua. Iniciativa é financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e realizado pela UFSC em parceria com a Udesc, o Instituto Sapientia (IS) e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).
O projeto é operacionalizado por meio da Fundação de Estudos e pesquisas Sócio-Econômicas (Fepese) e ainda tem apoio do Sapiens Parque e de várias entidades do Pólo Tecnológico da Grande Florianópolis. A operação piloto do Projeto Futurus teve início em abril.
Ela deve envolver diretamente até 10 mil alunos, de cerca de 50 escolas públicas de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Tijucas. O projeto é dividido em duas ações coordenadas, o Desafio Futurus e o Portal Ium, elaborados para permitir aos participantes uma compreensão mais aprofundada sobre habilidades pessoais, formação, características das carreiras e oportunidades de trabalho.
O Desafio Futurus é uma gincana interativa, voltada para alunos de 7ª e 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), preferencialmente, de escolas públicas de uma região.
O Desafio tem início no Sapiens Circus, um ambiente multimídia com telões, projetores e mesas digitais interativas para jogos em equipe e atividades de inclusão digital, aonde os participantes conduzem avatares por um mundo virtual que os ajudam a escolher as profissões.
A ação continua na internet. Munidos de login e senha, os participantes acessam o Ambiente Virtual Sapiens, onde começa um desafio de autoconhecimento, com questionários de personalidade e jogos sobre profissão, carreira e formação, além de jogos cognitivos que avaliam habilidades de visão espacial, matemática, atenção e memória.
Os resultados são cruzados em um banco de dados. Cada participante recebe um texto com sua avaliação pessoal e ainda concorre a vários prêmios, como bolsas de estudo em cursos de formação livre.
O portal Ium funciona como um guia virtual da vida profissional, onde o usuário pode conhecer as profissões mais promissoras da região, entender o que são habilidades e elaborar seu currículo digital, utilizando uma ferramenta criativa e inovadora, capaz de armazenar documentos, fotos e certificados e ainda criar um blog profissional.
Essas ferramentas procuram ajudar jovens e adultos a conquistar uma oportunidade e se inserir no mercado de trabalho, de forma inovadora, acompanhando as evoluções da tecnologia e as mudanças de relacionamento geradas pela internet.
Ele oferece também dados sobre o perfil dos profissionais que o mercado de trabalho está precisando. Essas informações são alimentadas pela Rede de Inclusão Futurus, formada por uma série de instituições parceiras, que representam diferentes setores da economia.
PSL-Brasil - Projeto Futurus: Cidadania e inclusão digital em Florianopólis - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário