Organização cooperada fortaleceu eventos de SL na BahiaJune 1, 2009, by Portal do PSL-Brasil - No comments yetViewed 18 timesEscolha do local, divulgação, obtenção de apoios e patrocínios são alguns dos desafios na organização de seminários, congressos, ciclo de palestras e outros. Os três eventos que levantaram o debate sobre o software livre na Bahia superaram estas barreiras através do trabalho cooperado.
Free Software Bahia, nos dias 28 e 29, III Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival de Software Livre da Bahia, ambos nos dias 29 e 30, marcaram o tema de seus debates na agenda das administrações públicas federal, estadual e municipal, universidades e sociedade civil. A ação só foi possível graças a colaboração entre os eventos, que compartilharam espaço de realização, divulgação e apoios institucionais.
O diretor-presidente do Serpro, que representou o governo federal em Genebra na Suíça, enviou mensagem por vídeo, destacando a importância do trabalho conjunto. Ele parabenizou o esforço da Bahia em promover o debate sobre as plataformas abertas e ressaltou o diferencial de tornar o conhecimento patrimônio da humanidade, só possível com a colaboração e independência tecnológica.
Em especial, o dia 29 destacou-se pela simultaneidade total dos três encontros. A sexta-feira acolheu temas como migração para SL, financiamentos de projetos em TIC, tecnologias abertas na educação, cultura colaborativa, TV digital, robótica, além da aguardada palestra internacional do presidente da Linux Foundation, John Maddog Hall.
IV Festival da Bahia e III Encontro Nordestino
A programação dos dois encontros organizados pelas comunidades nordestinas de software livre também contou com palestrantes do Serpro. No dia 29, Serge Rehem, da coordenação de tecnologia de Salvador, apresentou o Bazedral, projeto que tem como objetivo explorar a cultura colaborativa dos grupos desenvolvedores de SL. No sábado, 30, foi a vez de Heitor Faria, da área de gerenciamento de serviços da capital baiana, falar sobre a ferramenta de backup Bacula. Heitor recebeu recentemente a certificação de administrador Linux sênior (LPIC III).
Encerramento
O Free Software Bahia foi concluído na sexta-feira, 29, com a palestra de Jon Maddog. Ele apresentou um modelo de inclusão digital sustentável, baseado em software livre, consumo mínimo de energia elétrica e internet onipresente, com geração de emprego e novos negócios. O projeto da Fundação Linux deve começar em julho do próximo ano, com conclusão prevista para até 2016, sem uso de financiamento governamental.
PSL-Brasil - Organização cooperada fortaleceu eventos de SL na Bahia - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário