Os participantes da Arena de Programação do 10º Fórum Internacional de Software Livre (fisl10) terão pela frente um bug no DNS para solucionar. O desafio, que dará aos vencedores celulares com a plataforma de código aberto Android, do Google. A sigla DNS vem de Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Graças ao recurso, é possível acessar sites na internet através de domínios (nomes) em vez de endereços de IP (em números).

Durante os dias do evento – 24 a 27 de junho – um grupo de programadores trabalhará numa falha do sistema DNS que permite a crackers (criminosos virtuais) roubar dados de internautas.

Graças à falha, um cracker pode trocar o endereço de um banco pelo IP de sua própria máquina, por exemplo, e roubar informações do usuário.

As soluções serão avaliadas pelo desenvolvedor do projeto que soluciona o problema, segundo a organização do evento.

A Arena tem como objetivo promover o encontro de membros da comunidade tecnológica para uma disputa baseada em habilidades técnicas individuais e em grupo. A disputa começa antes mesmo do fisl. A primeira fase, chamada de Registration e Qualifying, será realizada de 3 a 21 de junho.

Os interessados em participar da Arena deverão fazer sua inscrição no site do evento.

Os programas resultantes da Arena devem ser licenciados sob a GPL - General Public License (no mínimo versão 2) ou uma licença compatível com essa, e deverão ser disponibilizados publicamente.

O vencedor entrará para o Portal do Software Público Brasileiro