“Quebrando a Arena do fisl10” dá dicas para quem quer participar do desafio

O desafio da Arena de Programação Livre, realizado pelo terceiro ano consecutivo durante o Fórum Internacional Software Livre – fisl, está deixando os programadores “enlouquecidos”. É que, até o momento,  ninguém conseguiu desvendar o mistério que levará os 21 primeiros que se qualificarem para dentro da competição. Esta primeira fase, chamada de Registration e Qualifying, começou no dia 3 e vai até o dia 21 de junho.

“Aparentemente o desafio de inscrição da Arena do fisl10 está mais difícil do que parecia. Até o momento não existe nenhum participante inscrito e até um blog (http://nosleepforyou2.blogspot.com/) foi criado com o intuito de desvendar o mistério”, explica o coordenador do temário do fisl, Pablo Lorenzzoni.

O blog “Quebrando a Arena do fisl10” tem tentado desvendar este mistério. No primeiro post do autor, o relato é sobre as dicas escondidas no HTML do site do evento. “Conforme a experiência de anos anteriores, a inscrição na Arena envolve um desafio. Hoje eu percebi que o desafio está oculto na própria página da Arena. Lá pelo meio do HTML tem uma dicas que transcrevo aqui...”. Mesmo com as dicas, ninguém conseguiu ainda. “Apesar de um relativo progresso, ninguém conseguiu chegar ao fim do desafio, que se estende até o dia 21 de junho”, informa Lorenzzoni.

Na Arena, os 21 participantes serão divididos aleatoriamente em 7 grupos de 3 competidores. A esses grupos será proposto um problema, cuja resolução será avaliada por um dos palestrantes no último dia do Fórum. Os vencedores da Arena irão receber celulares G1 com a plataforma Android, do Google, cujo código é aberto.

O fisl10 acontece de 24 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS. Mais informações sobre a Arena em http://www.fisl.org.br/10/www/arena.