segunda-feira, novembro 30, 2009

Convergência Digital - TV Digital: CEF cria laboratório para testar aplicações interativas - Cibercultura


TV Digital: CEF cria laboratório para testar aplicações interativas

:: Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz
:: Convergência Digital:: 17/11/2009

A Caixa Econômica Federal criou um laboratório para o desenvolvimento e testes de aplicativos com interatividade para TV Digital. Objetivo é que essas soluções possam ser  veiculadas por emissoras que já utilizem o padrão SBTVD..

A decisão da instituição financeira foi publicada nesta terça-feira, 17/11, no Diário Oficial da União, quando foi oficializada a contratação da EITV, desenvolvedora de software e de serviços para o mercado de TV digital e dispositivos móveis digitais, para trabalhar por um período de três meses - de 10 de novembro a 08 de janeiro de 2010, num laboratório para o desenvolvimento e testes de interatividades. O valor do contrato é de pouco mais de R$ 79 mil.

No CIAB 2008,  por exemplo, a CEF já demonstrava aplicações para TV Digital. A aposta é de que o meio, agora, com maior capilaridade no Brasil possa vir a ser mais um a ser utilizado para transações bancárias e de fidelização de clientes no país.

Veja o extrato da contratação:


GERÊNCIA DE FILIAL DE LICITAÇÃO
E CONTRATAÇÃO EM BRASÍLIA
EXTRATOS DE CONTRATOS
Processo 7855.01.3135.01/2009, Pregão Eletrônico nº 148/2009; Objeto: Empresa para fornecimento de laboratório de TV Digital no suporte, desenvolvimento e testes de aplicativos de interatividades a serem veiculados por emissoras de TV nas localidades onde há transmissão digital; Contratada: EITV Comércio de Equipamentos de Informática e Telecomunicações Ltda; Valor Global: R$79.827,16; Item Orçamentário: 3103/01 - "Equipamentos de Processamento de Dados"
Vigência: 10/11/2009 a 08//01/2010.

Atualmente, de acordo com dados do Ministério das Comunicações, 143 emissoras brasileiras estão autorizadas pelo governo a transmitir sinais em alta definição. Com a TV Digital chegando a Aracaju, Sergipe será o 19º estado brasileiro com emissoras transmitindo no sistema digital.

As emissoras que receberão a consignação de canal digital são Fundação João Paulo II (TV Canção Nova), Rádio e Televisão de Sergipe (TV Sergipe, afiliada Rede Globo), Televisão Atalaia (afiliada Rede Record) e Fundação Aperipê de Sergipe (Areripê TV). A Televisão Atalaia e a TV Canção Nova já transmitem em caráter experimental e, com a consignação dos canais, passam a transmitir em caráter definitivo.

Aracaju é a sexta capital do nordeste a receber canais digitais. Com esta adesão, a TV Digital brasileira já transmite sinais para 26 cidades. Destas, 19 são capitais e 7 são cidades pólo.

Veja a lista completa das cidades com TV Digital: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG),  Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB),  Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR),  Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP), Santos (SP), Sorocaba (SP) São José do Rio Preto (SP) e Ribeirão Preto(SP).


Convergência Digital - TV Digital: CEF cria laboratório para testar aplicações interativas - Cibercultura

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio