segunda-feira, novembro 30, 2009

Convergência Digital - Nokia cobra estímulo à produção, combate à pirataria e ação contra barreiras no Mercosul - Cibercultura


Nokia cobra estímulo à produção, combate à pirataria e ação contra barreiras no Mercosul

:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital:: 25/11/2009

O presiente da Nokia, Almir Narcizo, e o vice-presidente executivo de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da empresa, Esko Aho, estiveram ao longo desta quarta-feira, 25/11, reunidos com parlamentares e ministros para apresentar o novo receptor SU-33wb para TV Digital desenvolvido pelos pesquisadores do IDT de Manaus.

O encontro, porém, não foi meramente para mostrar o equipamento. Os executivos da Nokia pediram às autoridades brasileiras maior proatividade em favor da produção local que, em última instância, também sofre com a pesada carga tributária incidente no setor de telecomunicações.

Os executivos da fabricante cobraram ainda maior rígidez no combate à pirataria de celulares, além da imediata reabertura de negociações com a Argentina e Venezuela, países que recentemente criaram barreiras contra as exportações brasileiras de equipamentos eletrônicos, entre eles, os celulares.

A Nokia, que também está lançando o modem 3G, ressaltou os entraves para o desenvolvimento da Internet móvel na América Latina. O vice-presidente executivo de Relações Corporativas e Responsabilidade Social da empresa, Esko Aho, destacou que há uma disparidade de custos na região - muito mais elevados - fato que não ocorre em outros países.

Segundo o executivo, a carga tributária no Brasil e em diversos países latino-americanos vem impedindo a região de crescer em níveis como os que já foram verificados em países que adotaram reduções de impostos, entre eles, o Paquistão e a índia.

Em sua passagem por Brasília, Esko Aho, ainda foi brindado com uma visita à "Feira do Paraguai", onde lá também pode constatar a fraude e a pirataria com aparelhos celulares da Nokia, que sequer são fabricados no Brasil. Esse tema também foi objeto de conversas com políticos e autoridades governamentais. Para os executivos da Nokia, sem uma ação mais efetiva da Polícia Federal, esse acaba se tornando mais um "Custo Brasil" a ser absorvido pela companhia.

Em entrevista à CDTV do portal Convergência Digital, o presidente da Nokia Brasil, Almir Narciso, fala do novo equipamento e dos problemas que a indústria de celulares enfrenta no País.

SU-33wb

O novo receptor desenvolvido para TV Digital somente será conectado, ndste momento,  pelos modelos Nokia N85. Sua bateria tem sete horas de duração e a carga é independente da bateria que vem no aparelho celular. A razão para a escolha do N85 foi a tela de 2,6 polegadas que vem no aparelho e a sua alta resolução, favorável à recepçao do sinal digital. Contém também um Hd de 8 giga de memória.

O terminal ainda não tem inserido o Ginga NCL, pois o fabricante aguarda a liberação desse Middleware. Porém, os usuários que adquirierem agora um N85 com o receptor não terão problemas futuros de interoperabilidade. O Ginga NCL, tão logo liberado pelo governo, será baixado diretamente do site da Nokia.

Os executivos não revelaram o valor do novo receptor, mas deram algumas pistas. Nas negociações com as operadoras móveis o preço sugerido para o celular N85 está na faixa de R$ 1.599,00, sendo R$ 1499,00 o preço do terminal.


Convergência Digital - Nokia cobra estímulo à produção, combate à pirataria e ação contra barreiras no Mercosul - Cibercultura

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio