segunda-feira, novembro 30, 2009

Convergência Digital - SINFOR defende prioridade para o software nacional - Cibercultura


SINFOR defende prioridade para o software nacional

:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital:: 24/11/2009

Entre os dias 8 e 10 de dezembro, Brasília sediará a sétima edição do Fórum de TIC e o Fórum Empresarial, eventos que ocorrerão simultaneamente ao XXIV ENESI - Encontro Nacional das Empresas de Software e Serviços de Informática. Diversos temas de interesse do setor estarão em debate.

Mas o SINFOR - Sindicato da Indústria de Informação do Distrito Federal está decidido a reacender uma velha bandeira de luta que ficou meio desgastada pelo tempo e pela própria inércia do setor: Mudança de postura da parte do governo federal em relação à política de uso de software livre.

O sindicato quer colocar à mesa para um aprofundamento da discussão, mecanismos que permitam fazer com que o governo Lula empreenda esforços na direção do apoio à produção do software nacional e não apenas aos programas de computador de código aberto.

Em entrevista à CDTV, o presidente do SINFOR, Jeovani Salomão, explicou que, ao apoiar o software livre, o governo federal até gerou alguma cadeia produtiva em torno dessa solução com as empresas locais. "Mas não gerou tanta riqueza quanto poderia ter gerado, se esse apoio tivesse sido canalizado diretamente para as empresas desenvolvedoras de software nacionais", esclareceu.

A discussão sobre apoio ao software nacional é uma das principais pautas de debates do ENESI, que pela primeira vez ocorrerá em Brasília. Além dela, o setor de software também irá discutir a formação de mão-de-obra qualificada, as terceirizações e as contratações de desenvolvimento de software.


Convergência Digital - SINFOR defende prioridade para o software nacional - Cibercultura

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio