sábado, janeiro 24, 2009

Agência Brasil - Site especial da EBC para cobertura das Olimpíadas está no ar - Software Livre

 
6 de Agosto de 2008 - 06h51 - Última modificação em 6 de Agosto de 2008 - 20h04


Site especial da EBC para cobertura das Olimpíadas está no ar

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A 28ª edição dos Jogos Olímpicos, sediados em Pequim, China, tem cobertura especial da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Jornalistas da empresa e alunos de comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) acompanham, em Pequim e em Brasília, a disputa entre atletas de 28 modalidades por três semanas, além dos diversos aspectos não-esportivos que cercam a competição.

Para divulgar o material produzido pelo grupo de repórteres que cobre o evento in loco e dos que fazem a retaguarda no Brasil, a equipe multimídia da EBC criou o portal China 2008, alimentado por registros em áudio, vídeo, texto e imagens. Entre reportagens sobre costumes e aspectos culturais chineses, é possível conferir como a sede do evento, Pequim, acolhe atletas empenhados na conquista do ouro olímpico.

Segundo Eduardo Castro, gerente de jornalismo da EBC, a cobertura dos jogos supera o simples acompanhamento dos esportes. “Queremos mostrar além dos jogos. Nosso objetivo nesta cobertura é transpor o olhar cidadão para a economia que mais cresce no mundo, revelar diferenças e similaridades entre os povos. Juntamos todas as pontas, todas as mídias e consolidamos. É um novo patamar de comunicação pública”.

Para que pudesse comportar todo o conteúdo que a EBC produzirá, tanto para as Olimpíadas quanto para as Paraolimpíadas, o portal China 2008 foi arquitetado por uma equipe composta por designers, jornalistas e programadores, com a contribuição dos editores da Agência Brasil, da TV Brasil e da Rádio Nacional.

Daniel Pádua, designer-chefe do projeto, diz que a arte chinesa contemporânea foi fonte de inspiração para ambientar os leitores “em um espaço que une a agilidade e fluidez dos blogs com uma estruturação multimídia de informação”.

“O site foi desenvolvido com uma ferramenta em software livre, de código aberto, e todo o conteúdo é de domínio público. A versatilidade da ferramenta que utilizamos permitiu que a proposta da Coordenação de Multimídia da EBC, que é interligar o conteúdo dos veículos da empresa, fosse concretizada. Todo o site é, conceitualmente, hipertexto, multimídia. O que fizemos foi aproveitar idéias para um espaço dinâmico, com aparência genuinamente chinesa”, afirmou Pádua.

A cobertura especial pode ser acessada no endereço www.china2008.inf.br. Confira ao lado as reportagens já publicadas pela Agência Brasil sobre as Olimpíadas, que também podem ser lidas no site China 2008.


 



Agência Brasil - Site especial da EBC para cobertura das Olimpíadas está no ar - Software Livre

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio