sábado, janeiro 24, 2009

Agência Brasil - MEC conclui pregão de compra do programa Um Computador por Aluno - Software Livre

 
18 de Dezembro de 2008 - 01h09 - Última modificação em 18 de Dezembro de 2008 - 03h02


MEC conclui pregão de compra do programa Um Computador por Aluno

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Cerca de 150 mil computadores portáteis do programa Um Computador por Aluno (UCA) foram licitados para compra  pelo Ministério da Educação (MEC).

A empresa vencedora do pregão eletrônico realizado ontem (17) para a aquisição dos equipamentos foi a paulista Comércio Representação Importação e Exportação de Equipamentos Elétrico Eletrônicos (Comsat), com uma proposta de R$ 553,00 por unidade.

O lance total ficou em R$ 82,55 milhões, incluindo além do próprio computador, serviço de entrega nas escolas, imposto, 12 meses de garantia, manutenção e configuração dos equipamentos.

O modelo escolhido foi o Mobilis, da marca Encore. De acordo com o edital, o modelo deve ter memória RAM de no mínimo 512 megabytes, capacidade mínima de um gigabyte, tela de LCD de no mínimo sete polegadas, dispositivo wireless, software livre, editor de textos, planilhas, entre outros. 

O resultado do pregão é preliminar. Na próxima segunda-feira (22) será realizada a fase de aderência, em que se verifica se o equipamento atende às especificações exigidas. Em seguida é aberto o prazo para recursos e só depois o contrato é firmado. No total, sete empresas apresentaram propostas.

O programa UCA é parte das ações do MEC para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas. A proposta é distribuir computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O projeto piloto está sendo realizado em cinco escolas de cinco estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.



 


Agência Brasil - MEC conclui pregão de compra do programa Um Computador por Aluno - Software Livre

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio