sábado, janeiro 24, 2009

Agência Brasil - Conferência reúne no Paraná mais de 3 mil usuários de software livre - Linux

 
13 de Novembro de 2007 - 12h17 - Última modificação em 13 de Novembro de 2007 - 14h27


Conferência reúne no Paraná mais de 3 mil usuários de software livre

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Foz do Iguaçu (PR) - Foi aberta na manhã de hoje (13), em Foz do Iguaçu, município da chamada tríplice fronteira - do Brasil com Argentina e Paraguai - a 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), promovida por Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Segundo a superintendente de Informática da hidrelétrica, Marli Portella, é um dos maiores do mundo a reunir usuários e desenvolvedores de programas de computador de código aberto, que aproveitam para trocar conhecimentos e experiências sobre novas tecnologias.

Aproximadamente 3 mil pessoas se inscreveram para assistir várias palestras nos próximos dois dias, participar de minicursos e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento e uso do software livre, programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrição imposta pelo fornecedor.

Duas personalidades mundiais do software livre fazem palestra na abertura da conferência. Richard Stallman e John Maddog Hall . Stallman, considerado o “pai” do software livre, abordará “O Movimento do Software Livre e o Sistema de Operação GNU/Linux”.

Considerado o “guru” mundial do software livre, Maddog (cachorro louco, em inglês), é um dos fundadores do movimento Open Source International e, desde 1995, preside a Linux International. Ele também foi reitor da faculdade de Informática Hartford State Technical College, onde recebeu o apelido de Maddog, pelo qual prefere ser chamado.

Ainda de manhã, Itaipu lançou seu novo portal de internet, que segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da empresa, é fruto de um projeto inovador no Brasil e no Paraguai, baseado em tecnologia de software livre.

“Utilizamos banco de dados e gerenciador de domínio público, ou seja, de utilização gratuita. As 1.500 páginas internas conterão informações sobre programas desenvolvidos pela Itaipu nas margens brasileira e paraguaia”.

Segundo Piola, com fotografias e vídeos antigos o portal resgata a história da hidrelétrica sob os pontos-de-vista humano, diplomático e energético. “Relembra o histórico da Itaipu no idioma guarani como forma de homenagear o povo paraguaio e a todos aqueles que ajudaram a construir a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia”.

O organizador do evento, Marcos Dellazari, explica de forma simples o funcionamento do software livre.

“É como uma receita de bolo. Uma pessoa publica e outra acessa e cria uma cobertura diferentes alterando o sabor . Outras pessoas decidem melhor ainda mais a receita e vão acrescentando ingredientes e depois devolvem para que todos tenham acesso”.

Segundo ele, é isso que acontece com um software. Ele é publicado, todos acessam, alteram e novamente “jogam” na internet onde fica aberto para quem se interessar.

“O sistema é usado em todos os setores, do acadêmico ao empresarial, sem o pagamento da licença anual. Quando alguém compra um software, não se torna proprietário. Ele paga pelo o produto quando adquire, mas continua pagando uma licença anual para usá-lo. No fim do contrato, tem que devolver ao fornecedor sem fazer cópias, sob pena de ser acusado de pirataria”.



 


Agência Brasil - Conferência reúne no Paraná mais de 3 mil usuários de software livre - Linux

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio