domingo, janeiro 25, 2009

Agência Brasil - Relator do PGO diz que consumidores podem ser prejudicados com proposta aprovada - Banda Larga

 
18 de Outubro de 2008 - 09h25 - Última modificação em 18 de Outubro de 2008 - 09h25


Relator do PGO diz que consumidores podem ser prejudicados com proposta aprovada

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Após ter sua proposta derrotada na votação do Plano Geral de Outorgas (PGO) na última quinta-feira (16) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o relator Pedro Jaime Ziller disse que os consumidores poderão ser prejudicados com as mudanças no texto original.

“Se o decreto presidencial for emitido exatamente como foi aprovado neste conselho, eu entendo que a competição deve perder bastante”, disse, depois da sessão pública de votação do PGO, que durou mais de 14 horas.

O relatório de Ziller previa a separação empresarial e funcional das concessionárias, que teriam que criar empresas diferentes para a oferta de serviços de banda larga e de telefonia, uma das propostas mais polêmicas do PGO. Para o relator, a separação entre os serviços de telefonia fixa e de comunicação multimídia poderia possibilitar a ampliação do acesso à banda larga no país.

Ziller reconheceu que foi derrotado em questões importantes e lamentou a decisão dos colegas. “A separação funcional e de serviços proposta é favorável ao interesse público”, argumentou.

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), Luís Cuza, também lamentou a derrubada do artigo que previa a separação das empresas. Na sua avaliação, a medida poderia resultar em benefício para o consumidor. “Com o aumento de oferta, poderia haver melhores preços, mais velocidade, mais qualidade dos serviços”, disse.

Já o especialista em telecomunicações Marcos Dantas, do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, acha que a criação de uma nova empresa poderia tornar os serviços de telecomunicações mais caros. “Essa nova estrutura significaria novos salários, novos custos, e tornaria muito mais cara a banda larga”, disse.



 


Agência Brasil - Relator do PGO diz que consumidores podem ser prejudicados com proposta aprovada - Banda Larga

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio