sábado, janeiro 24, 2009

Agência Brasil - Especialista em software livre sugere ampliação de programas de inclusão digital - Linux

 
14 de Novembro de 2007 - 21h56 - Última modificação em 14 de Novembro de 2007 - 21h56


Especialista em software livre sugere ampliação de programas de inclusão digital

Lucia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Foz do Iguaçu (PR) - Um dos fundadores do movimento Open Source International, John "Maddog" Hall, sugeriu hoje (14) a ampliação dos programas de inclusão digital no país, ao alertar para a necessidade de desenvolvimento de equipamentos de baixo consumo energético e menos agressivos ao meio ambiente.

"A maioria das pessoas não precisa de computadores poderosos em casa ou mesmo no trabalho. Um computador portátil que permita editar textos, trocar e-mails, navegar na internet e outras aplicações mais comuns pode consumir muito menos energia dos que os hardware empregados atualmente", afirmou, em palestra no último dia da 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), encerrada há pouco.

A conferência reuniu em dois dias cerca de 1.800 pessoas interessadas em trocar experiências sobre software livre, do Brasil e de mais sete países – Paraguai,  Argentina, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas participaram de 16 minicursos e oficinas e assistiram a 60 palestras.

Hall, que desde 1995 preside a Linux International, afirmou que a perspectiva de aquisição de 1 bilhão de novos computadores no mundo, nos próximos cinco anos, vai sobrecarregar a infra-estrutura de fornecimento de energia e exigirá um acréscimo de 25 usinas do porte da Hidrelétrica de Itaipu ao sistema elétrico mundial.

Itaipu é, atualmente, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. A usina fornece 20% da energia consumida no Brasil e abastece 94% do consumo no Paraguai.

 



Agência Brasil - Especialista em software livre sugere ampliação de programas de inclusão digital - Linux

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio