22 de Setembro de 2008 - 18h53 - Última modificação em 22 de Setembro de 2008 - 18h53
Rio Info pretende promover empresas brasileiras de tecnologia da informação
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Fórum Internacional de Negócios, que será realizado no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 30, dentro do 6º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios (Rio Info 2008), vai possibilitar que empresas brasileiras possam oferecer bens e serviços a companhias estrangeiras, estabelecendo parcerias estratégicas para sua atuação no mercado internacional.
“O objetivo maior do fórum é promover a internacionalização das empresas brasileiras”, disse hoje (22) à Agência Brasil o coordenador do encontro, Alberto Blois. O fórum é dividido em três eventos. No projeto relativo à Península Ibérica, o objetivo do evento é incentivar a negociação entre empresas do Brasil, Portugal e Espanha. Está prevista também a participação de empresas da Alemanha, Estados Unidos e Argentina. As rodas de negócios são voltadas para micro, pequenas e médias empresas.O coordenador do fórum disse que a participação das pequenas e médias empresas brasileiras têm crescido na Península Ibérica. Há, segundo ele, uma participação maciça de empresas do Rio de Janeiro, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. “A gente tem uma participação muito ampla."
Além das rodadas de negócios com empresas de Portugal e Espanha, o fórum internacional apresentará o Seminário Brasil-Angola, cuja meta é promover a integração entre companhias brasileiras e angolanas para atuação naquele país. A estrela do seminário este ano é a estatal de petróleo angolana, a Sonangol.
Haverá ainda o Seminário de Software Livre, voltado para o uso de internet na gestão da administração pública. As empresas discutirão o modelo adotado no Brasil e as formas de levá-lo para o mercado internacional. Blois revelou que estarão presentes representantes da África do Sul, Venezuela e Cuba. O Brasil se destaca no desenvolvimento de softwares para governo eletrônico. “E esses países têm interesse nessa integração. Essa é uma oportunidade de negócios para as empresas brasileiras fazer a integração desses sistemas nesses países”, sugeriu Blois.O Rio Info é promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (Seprorj) e pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet( Assespro), entre outras entidades. O evento terminará no dia 2 de outubro e conta com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) do Ministério da Fazenda, e da Agência de Promoção de Exportação do governo federal (Apex Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário