5 de Novembro de 2008 - 20h12 - Última modificação em 5 de Novembro de 2008 - 20h12
Oficinas práticas ensinam a reaproveitar computadores
Sabrina Craide
Enviada Especial
Belém - Como reaproveitar equipamentos de informática? Como usar programas de livre licenciamento em telecentros? Como possibilitar a conexão à internet em comunidades rurais? Esses foram alguns dos temas abordados nas oficinas práticas que aconteceram hoje (5) durante a 7ª Oficina para Inclusão Digital, em Belém.
Uma das oficinas mais disputadas foi a de recondicionamento de computadores. Depois de ouvir explicações teóricas dos monitores, os participantes foram divididos em grupos para estudar as peças dos computadores e montar as máquinas. Depois de prontos, a cada computador ligado havia uma comemoração.
De acordo com o coordenador do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Porto Alegre, Tarcísio Postingher, o objetivo da oficina foi proporcionar o envolvimento dos jovens na manutenção dos computadores utilizados nas suas comunidades. “Conhecendo tecnologias simples, os próprios participantes podem oferecer serviços melhores para os telecentros”, disse.
Outra vantagem do recondicionamento, segundo ele, é proporcionar a popularização da informática, além de prolongar a vida útil do computador, evitando danos ao meio ambiente. “Tem muitos computadores parados, acumulando pó, e que não estão cumprindo sua missão”.
O estudante Jadson Brito, do bairro Terra Firme, em Belém, gravou os ensinamentos da aula em um pen drive para repassar para outras pessoas da comunidade. “Assim, podemos multiplicar o conhecimento para quem se interessa, que é esse o objetivo da inclusão digital”, disse.
Outras oficinas realizadas hoje foram as de desmanche, reciclagem e disposição final de resíduos tecnológicos, programação à distância, software livre e telecentros, conectividade e gerenciamento de conteúdos colaborativos.
Agência Brasil - Oficinas práticas ensinam a reaproveitar computadores - Software Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário