sábado, janeiro 24, 2009

Agência Brasil - Crianças da zona rural são mais suscetíveis ao aliciamento de pedófilos, diz especialista - Privacidade

 
25 de Março de 2008 - 06h20 - Última modificação em 25 de Março de 2008 - 06h20


Crianças da zona rural são mais suscetíveis ao aliciamento de pedófilos, diz especialista

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - As crianças da zona rural são as mais suscetíveis a aliciamentos para fotos de pedofilia e exploração para prostituição. Quem denuncia é a coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Neide Castanha. Segundo ela, o perigo aumenta especialmente nas situações em que o campo está muito perto das cidades.

“A condição rural sofreu uma deterioração muito grande nos últimos anos, então ninguém quer ser rural. Ser rural virou sinônimo de jeca”, explica. “Então, o adolescente que está vivendo entre o campo e a cidade fica numa situação muito pendular. É aí que ele fica frágil aos apelos dos ícones urbanos”, completa.

Ainda segundo ela, de cada dez crianças e adolescentes aliciados pela pedofilia, dois são do campo. “À medida que vai ficando mais difícil aliciar nas escolas das zonas urbanas, eles vão passando para a zona rural”, explica

Além disso, Castanha defende que as medidas tomadas por pais e educadores para proteger as crianças e adolescentes dos conteúdos perigosos nas internet não devem incluir a proibição do uso da rede. Segundo ela, os pais devem acompanhar a navegação dos filhos pela internet e ficar atentos aos sites de bate-papo e relacionamento, mas proibir as crianças de visitarem a rede seria um retrocesso.

“Na vida real, nós não acompanhamos as crianças na rua e ficamos atentos aos estranhos que se aproximam? Na internet é a mesma coisa, porque o meio é virtual mas as relações são reais”, acrescenta.

Castanha diz ainda que os pais não precisam invadir a privacidade dos filhos sobre o que eles conversam, mas devem ficar atentos a quem está do outro lado e sempre agir junto com a criança.



 


Agência Brasil - Crianças da zona rural são mais suscetíveis ao aliciamento de pedófilos, diz especialista - Privacidade

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio