11 de Novembro de 2007 - 14h25 - Última modificação em 11 de Novembro de 2007 - 14h25
Conferência sobre software livre será aberta terça-feira no Paraná
Lucia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - Até a manhã deste domingo (11) já estavam inscritas 2.594 pessoas para participar da 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), que será realizada em Foz do Iguaçu a partir de terça-feira (13).
A programação para os dois dias do evento prevê debates sobre os benefícios da utilização do software livre e temas como tecnologia da informação, integração latino-americana e avanços do software livre, em 60 palestras e 16 minicursos.
Entre os palestrantes estão Richard Stallman, criador da Free Software Foundation, responsável pela difusão do sistema; John Maddog Hall, um dos fundadores do movimento Open Source International e presidente da Linux International; e Bruce Perens, co-fundador do movimento Open Source Iniciative e líder do projeto Debian – nome adotado para uma distribuição não-comercial dos programas de código aberto GNU/Linux.
O encontro é promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, governo federal – por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – e governo estadual.
De acordo com a assessoria da Itaipu, durante a Latinoware 2007 também serão lançados trabalhos como o Guia Prático sobre Software Livre, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para divulgar o uso das tecnologias da informação em favor do desenvolvimento sustentável.
Neste ano foi criado o 1º Prêmio Latinoware, com o objetivo de recompensar os esforços e a criatividade para o desenvolvimento de sofware livre. Os participantes devem estar matriculados em qualquer curso de ensino superior dos países da América Latina e podem concorrer em grupo ou individualmente, em qualquer linguagem de programação.
A Olimpíada de Robótica Livre Latino-Americana será outra atração da conferência, para a demonstração de trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre. Em uma espécie de oficina, os participantes deverão construir um "artefato técnico" a ser controlado pela Interface de Hardware Livre (IHL), responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. O desafio será escrever o software que irá controlá-lo.
Agência Brasil - Conferência sobre software livre será aberta terça-feira no Paraná - Linux
Nenhum comentário:
Postar um comentário