Fonte:
Usuários de Windows agora têm uma maneira de fazer seu sistema operacional iniciar em alguns segundos, em vez de minutos. A fabricante taiwanesa de hardware Giga-byte apresentou na quarta-feira (01/06) uma placa para memórias que pode ser utilizada como um disco rígido, permitindo acesso até 60 vezes mais rápido às informações armazenadas.
Batizado de iRam, o hardware é utilizado em portas PCI e apresenta quatro slots (encaixes) para memória DDR DRAM. No total, é possível utilizar até quatro Gigabytes de memória para instalar o sistema operacional, jogos, aplicações gráficas ou outros aplicativos que demandem rápido acesso a arquivos grandes, como seqüenciadores musicais e editores de vídeo.
Diferentemente das memórias DRAM comuns, o iRam não perde os dados quando o computador é desligado. Enquanto a máquina estiver conectada a alguma tomada, mesmo que desligada, uma corrente elétrica muito pequena continua a correr por algumas partes do sistema, incluindo os slots para placas PCI.
"Esse fato garante força suficiente para ter certeza de que nenhum dado é perdido", disse o gerente de produtos da Giga-byte, Thomas Chang. Caso o PC seja desplugado da tomada, ainda há uma bateria de emergência que garante até 12 horas de proteção aos dados no iRam.
O iRam estará disponível no mercado norte-americano a partir de julho, custando 60 dólares - sem qualquer placa de memória inclusa. Para o Brasil, não há previsão.
Sumner Lemon - IDG News Service, Taiwan
Nenhum comentário:
Postar um comentário