Fonte:
No último dia 10 de junho, o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvio Crestana, inaugurou a primeira sala de treinamento voltada para software livre na unidade de pesquisa Embrapa Informática Agropecuária, localizada em Campinas, São Paulo.
O espaço é composto de equipamentos de excelente desempenho rodando sistemas operacionais livres (GNU/Linux e FreeBSD) e se encontra à disposição dos demais centros de pesquisa e instituições parceiras da empresa para treinamento em ferramentas livres e nas tecnologias geradas pela Embrapa.
Também foi instalado no centro de pesquisa o LabSol - Laboratório de Software Livre, onde serão realizados testes e validações de ferramentas de software livre para substituição de ferramentas proprietárias.
O laboratório, a sala de treinamento e a implementação do uso de software livre na Embrapa são algumas das ações da Rede Agrolivre – Rede de Software Livre para Agropecuária, coordenado em parceria pela Embrapa Informática Agropecuária com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília), o Departamento de Tecnologia da Informação da empresa e conta com o apoio técnico e financeiro do Instituto Nacional de Informação e Tecnologia (ITI), que investiu cerca de R$ 40 mil para aquisição dos equipamentos e contratação de estagiários.
A Embrapa participa do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre, coordenado pelo ITI, que visa coordenar e articular o planejamento e a implementação de software livre, inclusão digital e integração de sistemas no âmbito do governo eletrônico.
Fonte: http://www.iti.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário