Fonte:
A disseminação dos programas de código-fonte aberto, como o Linux, e a progressiva perda de receita das operadoras com serviços de longa distância, com a disseminação da tecnologia de voz sobre IP, como o Skype, vão provocar um "tsunami" no mercado de tecnologia e telecomunicações nos próximos anos, previu o diretor do programa Digital Life (Vida Digital) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Andrew Lippman.
São Paulo, 21 de Junho de 2005 -
Para o cientista, gigantes de tecnologia vão continuar crescendo, mas em ritmo muito mais lento do que atualmente. "Será o fim da era Microsoft", segundo previu. O especialista aposta num cenário mais negativo para as operadoras de telefonia. "Vai haver um colapso das empresas de comunicações", acredita.
O cientista avalia que muitas dessas companhias, nos Estados Unidos e na Europa, cientes dessa tendência, estão poupando parte da receita que obtêm atualmente com serviços de voz para investir em tecnologias para transmissão de dados e vídeo. "Mas elas não serão bem-sucedidas".
Lippman aposta na ampliação do conceito de tecnologia sem cabos. Além disso, acredita que o mercado deveria buscar o barateamento do acesso em larga escala a equipamentos como computadores pessoais sem fio. "Poderíamos ter laptops a US$ 100 cada", diz.
Andrew Lippman participa do IT Conference, evento organizado pela IT Mídia, no Hotel Transamérica, em São Paulo.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Aluisio Alves)
Gazeta Mercantil - Caderno C - //21/06/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário