Fonte:
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) abriu o código de três softwares para criptografia de dados.
A portaria 41, que regulamenta os programas sob regime de licenciamento aberto GNU/GPL, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28/06).
O primeiro software, o Módulo PAM (Pluggable Authentication Module), é destinado ao ambiente corporativo e viabiliza a troca dos tradicionais "login e senha" pelo uso de um certificado digital.
A iniciativa dá maior segurança à autenticação de usuários em rede e pode ser o primeiro passo para a implantação da Gestão Eletrônica de Documentos (GED).
Já o Chaveiro Eletrônico permite que o usuário assine e cifre e-mails e mensagens enviadas por correio eletrônico. A aplicação também permite o acesso aos dispositivos para cartões inteligentes (smart cards) e tokens nos navegadores de internet.
Por último, o Assinador representa uma interface gráfica padrão KDE para a assinatura e criptografia de qualquer arquivo digital.
De acordo com o ITI, os programas liberados facilitam a utilização da certificação digital no ambiente Linux, além de permitir um melhor relacionamento via internet.
O ITI também publicou um guia para tirar dúvidas dos usuários. Clique aqui para acessar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário