segunda-feira, junho 06, 2005

Governo libera R$ 250 mi para PC Conectado




Fonte:



O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) aprovou na quinta-feira (02/06) a liberação de 250 milhões de reais para o chamado fundo de inclusão digital, que permitirá aos correntistas de bancos públicos financiarem o PC Conectado.

Segundo informou ao IDG Now! o coordenador do projeto e assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, serão beneficiados correntistas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste do Brasil.

"Correntistas dos bancos públicos terão crédito pré-aprovado online de 1.200 reais para a compra do computador. Os juros serão de 2% ao mês", declarou.

De acordo com Alvarez, o consumidor interessado em adquirir com computador popular poderá ir até o varejista e apresentar, por exemplo, seu cartão de débito. Aprovado o crédito online, o comprador pode optar pelas diversas formas de financiamento.

Na próxima terça-feira (07/06) está agendada a discussão no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre o FAT Constituicional, que prevê a linha de crédito para os varejistas e comerciantes que pretendem participar do projeto. Os juros máximos ao mês nesta modalidade devem ser de 3%.

O coordenador do PC Conectado informou também que a Medida Provisória que regulamenta a isenção de PIS/Cofins para os computadores até 2.500 reais está prevista para ser assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 9 de junho.

No entanto, uma eventual viagem na agenda do presidente poderá adiar a assinatura para a semana seguinte. "O que temos certeza é que a MP deve ser assinada em até duas semanas", declarou.

Cezar Alvarez participou esta semana do 6º Fórum Internacional Software Livre, em Porto Alegre, e declarou otimismo frente aos efeitos do projeto PC Conectado na contratação de empresas para a prestação de suporte.

"Várias distribuidoras de software livre me disseram que as fabricantes já estão fechando contratos para a prestação de suporte. Isso é muito positivo", declarou.

O assessor informou ainda que os juros do financiamento bancário para o PC popular para os demais consumidores, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não devem passar de 3%. "Os bancos se comprometeram a não passar disso".

O projeto PC Conectado foi anunciado no dia 12 de maio e prevê a venda de computadores com condições especiais, direcionados principalmente à população da classe C.

O governo federal concedeu incentivos especiais - como a utilização dos recursos do FAT e linha de crédito especial do BNDES para os varejistas - para as máquinas que executem software de código aberto. O valor não deve ultrapassar 1.400 reais.

Na ocasião também foi anunciada a isenção de PIS/Cofins para todos os computadores até 2.500 reais. A isenção deverá baratear o custo das máquinas em 9,25%, segundo Alvarez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio