quinta-feira, junho 30, 2005

RSS pode se tornar vetor de ataques no Longhorn




Fonte:



Especialistas afirmam que, depois que o formato RSS (Really Simple Syndication) for incorporado ao Windows Longhorn, próximo sistema operacional da Microsoft, a tecnologia de comunicação deverá se tornar um novo vetor de ataques de vírus e códigos maliciosos.

Desenvolvido desde meados da década de 90, o RSS é um formato destinado a alimentar navegadores ou programas específicos de leitura (os "feed readers") com conteúdos de sites, como notícias, posts de blogs e atualizações, praticamente em tempo real. A Jupiter Research estima que 6% dos internautas norte-americanos já tenham adotado a tecnologia, mesmo sem suporte oficial da Microsoft.

Segundo Rich Miller, analista da Netcraft, vírus e worms só começaram a se tornar epidemia após a popularização de navegadores e leitores de e-mail. Para ele, a preocupação é que o mesmo ocorra com os leitores de feeds RSS.

"A partir do momento que o RSS se torna uma tecnologia presente no desktop de todos e que pode ser acessada utilizando o sistema Windows, a dinâmica da situação é modificada substancialmente", avisa Miller.

Desenvolvedores devem discutir o assunto durante a Professional Developers Conference, a ser realizada na cidade norte-americana de Los Angeles em Setembro. "Este é um assunto no qual precisamos pensar e trabalhar muito", afirma Robert Scoble, evangelizador técnico da Microsoft.

"Teremos oportunidade de pensar diversos atributos de segurança para o RSS e queríamos que estivessem presentes no e-mail", disse Phillip Hallam-Baker, cientista da VeriSign.

Golpes de phishing (fraude online), por exemplo, podem se tornar um problema. "No momento, não vejo problemas de phishing relacionados ao RSS", afirmou Hallam-Baker. "Entretanto, se bancos começarem a distribuir documentos e avisos por esse protocolo, é bem provável que haja perigos no futuro".

Robert McMillan - IDG News Service, EUA




Web rouba espaço de telefone e TV entre jovens




Fonte:



A internet tem contribuído para reduzir o tempo gasto por jovens europeus entre 15 e 24 anos para atividades como assistir TV, falar ao telefone e ouvir rádio.

Isso é o que mostra a pesquisa da Associação Européia de Publicidade Interativa (EIAA), que entrevistou sete mil pessoas em oito países europeus no ano passado.

De acordo com o levantamento, 46% dos jovens nessa faixa etária estão assistindo menos TV em virtude do tempo navegado na internet, ao passo em que 34% deles estão priorizando a rede frente às conversas telefônicas.

A leitura de jornais e livros também perdeu espaço entre 33 e 32% dos jovens, respectivamente, enquanto 22% deles estão ouvindo menos rádio.

No entanto, apesar de ter perdido espaço, a TV continua soberana como o veículo de comunicação que ganha atenção dos jovens. Ela toma 31% do tempo dedicado às mídias, seguida pelo rádio (27%).

A internet ocupa a terceira colocação, com 24%, enquanto jornais e revistas recebem 10% e 8% - respectivamente - do tempo dedicado pelos jovens.

O destaque, segundo a EIAA, é que o tempo dedicado à web nesta faixa etária é maior do que aquele dedicado pelos europeus de outras idades. Um europeu médio passa 20% de seu tempo de mídia na rede, quatro pontos porcentuais a menos do que os jovens.

Músicas, jogos e chat

A compra de músicas via internet é uma das atividades mais freqüentes dos jovens na internet, sendo realizada por 47% deles.

Jogos online também são populares nessa faixa etária, sendo que 25% deles participam de atividades pagas nesse ramo. Quarenta por cento dos entrevistados visitaram sites de games nos sete dias anteriores à pesquisa, enquanto 17% compraram jogos via web.

No que diz respeito à conversa com amigos, 58% dos entrevistados disseram preferir utilizar a internet ao invés do telefone.

O levantamento foi conduzido durante o ano passado em parceria com a agência de pesquisas Millward Brown.


Celulares europeus receberão mensagens do MSN




Fonte:



A Vodafone e a Microsoft anunciaram uma parceria para conectar os celulares de usuários da maior operadora européia aos internautas do comunicador instantâneo MSN Messenger até o final desse ano, disseram as companhias nesta quinta-feira (30/06).


Segundo elas, o serviço integrará 165 milhões de usuários europeus do software com os 155 milhões de clientes da operadora, permitindo que eles vejam seus contatos móveis na lista de amigos do comunicador e troquem mensagens instantâneas, substituindo os SMS (Short Message Service).


Diferentemente da comunicação gratuita entre computadores, as mensagens trocadas entre um PC e o aparelho celular terão um preço. Clientes da Vodafone terão opções de planos pré ou pós-pagos para o serviço, enquanto usuários do Messenger podem comprar pacotes de mensagens pelo próprio sistema do portal.


No Brasil, por enquanto, nada parecido foi anunciado pelas principais operadoras ou pelo MSN local.

John Blau - IDG News Service, Alemanha



Começa a seleção para curso de software livre




Fonte:



SÃO PAULO - Abrem amanhã as inscrições para seleção de jovens de 16 a 24 anos para o programa do governo de capacitação em software livre. O curso oferece 500 vagas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. As inscrições vão até 22 de julho.


O programa é o Técnico-Cidadão - Rede Livre de Jovens Empreendedores contra a Pirataria, criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Sun Microsystems.


O projeto é direcionado para jovens carentes com algum conhecimento de informática. Eles receberão capacitação técnica e noções de empreendedorismo para atuarem como consultores de software livre. O governo espera transformar esses jovens em empreendedores para instalação de software em residências e em empresas. Um dos objetivos do programa é o combate à pirataria de software proprietários instalados, em grande parte, nas pequenas empresas e residências dos grandes centros urbanos do país.


Os candidatos pré-selecionados farão um teste de 20 questões com itens sobre conhecimentos básicos em informática, software livre, lógica e interpretação de textos. Os testes serão aplicados nos dias 23 e 24 de julho e o resultado final sairá no dia 26.


Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível no site tecnicocidadao.soujava.org.br



Edileuza Soares, do Plantão INFO

Curso de Linux abre inscrição nesta sexta




Fonte:



Começam nesta sexta-feira (01/07) as inscrições para a seleção do programa Técnico-Cidadão - Rede Livre de Jovens Empreendedores contra a Pirataria.

O programa, apoiado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e realizado em parceria com a Sun Microsystems, tem a intenção de capacitar jovens entre 16 e 24 anos como técnicos para consultoria em software livre.

Os candidatos pré-selecionados farão um teste de 20 questões com itens sobre conhecimentos básicos em informática, software livre, lógica e interpretação de textos. Além disso, a condição social dos candidatos também será considerada como critério de pontuação.

As inscrições acontecem até o dia 22 de julho e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível na internet. Os testes serão aplicados nos dias 23 e 24 de julho e o resultado final sairá no dia 26.

Em uma primeira fase do projeto, serão abertas 500 vagas distribuídas em São Paulo (200), Rio de Janeiro (100), Brasília (100) e Porto Alegre (100).

Os treinamentos ocorrerão durante todo o segundo semestre de 2005 a partir de módulos de GNU/Linux básico e avançado, navegador de internet, sistema operacional Solaris e Java.

Ao final do curso os alunos estarão aptos a replicar as aulas em larga escala. A segunda etapa deverá contemplar disciplinas como certificação digital e empreendedorismo, que serão ministradas pelo próprio ITI e instituições parceiras.


Novo Knoppix é chamado de divisor de águas



Fonte:


A próxima versão da distro Linux que é o corpo e alma do famoso Kurumin, já está sendo considerada como uma nova referência no que se diz respeito a distribuições do tipo Live-CDS.

Knoppix 4.0 DVD, tem praticamente todas as dependências e aplicativos de uma distribuição convencional e vem recheada com uma seleção de programas especial. Leia mais sobre o novo Knoppix.

ITI abre código de softwares de criptografia




Fonte:



O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) abriu o código de três softwares para criptografia de dados.


A portaria 41, que regulamenta os programas sob regime de licenciamento aberto GNU/GPL, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (28/06).


O primeiro software, o Módulo PAM (Pluggable Authentication Module), é destinado ao ambiente corporativo e viabiliza a troca dos tradicionais "login e senha" pelo uso de um certificado digital.


A iniciativa dá maior segurança à autenticação de usuários em rede e pode ser o primeiro passo para a implantação da Gestão Eletrônica de Documentos (GED).


Já o Chaveiro Eletrônico permite que o usuário assine e cifre e-mails e mensagens enviadas por correio eletrônico. A aplicação também permite o acesso aos dispositivos para cartões inteligentes (smart cards) e tokens nos navegadores de internet.


Por último, o Assinador representa uma interface gráfica padrão KDE para a assinatura e criptografia de qualquer arquivo digital.


De acordo com o ITI, os programas liberados facilitam a utilização da certificação digital no ambiente Linux, além de permitir um melhor relacionamento via internet.


O ITI também publicou um guia para tirar dúvidas dos usuários. Clique aqui para acessar.


Hacker de DVD quebra barreira do Google Video




Fonte:



O hacker norueguês Jon Lech Johansen, que ganhou o apelido de DVD Jon por conseguir burlar os códigos de proteção contra cópias em DVDs, publicou em seu blog parte do código do Google Video Viewer, reprodutor de vídeos do buscador.

Em um comentário publicado na terça-feira (28/06), Jon declara que a ferramenta impede que os internautas reproduzam vídeos que não estejam hospedados no servidor Google e que por isso criou uma "correção".

"Essa ferramenta evita que você reproduza vídeos que não estejam hospedados nos servidores do Google. Baixe e execute essa correção que escrevi para remover essa restrição", declara, indicando um link para download do arquivo.

A iniciativa gerou reações diversas entre os internautas. "O VLC [tecnologia que dá base ao Google Viewer] já tem um plug-in compatível no Mozilla. Porque precisamos hackear a versão do Google para executar os vídeos?", questionou um dos internautas em seu comentário.

Outro internauta, porém, declara que Jon fez um bom trabalho e se declara fã de suas atividades.

DVD Jon ficou famoso após ter criado e distribuído o programa DeCSS aos 15 anos, no final de 1999. A tecnologia permitia quebrar o código de segurança de filmes em DVD e autorizar a cópia do conteúdo.

O hacker foi processado pelo governo norueguês, mas no início de 2003 obteve decisão favorável da Corte, que o absolveu. Na ocasião, a Justiça entendeu que a Noruega não possuía uma lei equivalente à Lei de Direitos Autorais Digitais do Milênio dos EUA, de forma que Johansen não violou a legislação.

O governo local decidiu apelar, mas em dezembro do mesmo ano, Jon - na ocasião com 20 anos - foi novamente absolvido. A decisão da Corte afirmou que apesar do DeCSS poder ser usado para fazer cópias ilegais, essa não foi a intenção do rapaz, que não fez cópias de discos que violassem regras de propriedade intelectual.

Em suas atividades, Jon também mirou o iTunes, serviço de música digital da Apple. Em março deste ano, criou um mecanismo que permitia aos usuários acessar o conteúdo da loja virtual sem sequer possuir o cadastro no programa.

Atualmente, Jon mantém a comunidade "informada" sobre suas atividades na página "So Sue Me".

Microsoft corrige 50 falhas no Windows 2000




Fonte:



A menos de dois dias para o fim do suporte básico ao sistema operacional Windows 2000, a Microsoft soltou, na terça-feira (28/06) uma atualização de 'alta prioridade', que promete corrigir 50 falhas de segurança no sistema.


A atualização chamada Rollup 1 for Windows 2000 SP4 contém correções que foram divulgadas entre o lançamento do Windows 2000 SP4 e o dia 30 de abril deste ano.


O pacote contém uma variedade de correções para arquivos que não fazem parte de updates anteriores, o que o torna importante mesmo para sistemas que foram previamente atualizados, recomenda a Microsoft.


O prazo para o suporte ao Windows 2000 se encerra nesta quinta-feira (30/06). De qualquer forma, a Microsoft se comprometeu a oferecer as correções mais críticas para o sistema até 31 de março de 2010.


Para os clientes corporativos, a empresa vai oferecer suporte adicional por um valor fixo mensal - que depende do contrato com o cliente - até 30 de junho de 2010.


Mais informações sobre o update estão disponíveis no site http://support.microsoft.com/kb/891861.

Scarlet Pruitt - IDG News Service, Inglaterra



Brasil quer produzir laptop de US$ 100 em 2006




Fonte:



SÃO PAULO – O governo brasileiro espera iniciar no próximo ano a produção de um laptop de 100 dólares para implantação de um programa de inclusão digital na educação pública. O projeto deverá começar com um piloto para 1 milhão de alunos, um pouco mais de 2,5% da rede total de 37 milhões de estudantes do ensino básico e fundamental do país.

O projeto foi apresentando pelo coordenador do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Nicholas Negroponte, que esteve ontem e hoje reunido com representantes do governo brasileiro. O cientista encontrou-se com presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros de Educação, Tarso Genro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Luiz Furlan; e das Comunicações, Eunício Oliveira, além de representante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O cientista veio ao país para dar continuidades às conversações com o governo brasileiro de apoio ao seu programa de inclusão digital, iniciado em abril. Na época, Jean-Claude Frajmund, assessor do ministro Eunício, esteve em Boston (EUA) para conhecer os detalhes tecnológicos do laptop de 100 dólares, em desenvolvimento nos laboratórios do MIT.

Segundo Frajmund, Lula ficou muito entusiasmado com o projeto e determinou a formação de um grupo para traçar um plano de fabricação do notebook de baixo custo. Participam da equipe representantes dos ministérios de Educação, das Comunicações, MDIC e MCT. O coordenador é Frajmund. O grupo tem um prazo de 28 dias para entregar uma proposta com estudos sobre incentivos fiscais de produção, treinamento de professores e conectividade das máquinas, que será wireless.

Frajmund espera que laptop entre em produção na segunda metade de 2006 ou no mais tardar no início de 2007. Os equipamentos terão uma tela de baixo custo e vão rodar linux. Ele considera que este projeto é uma peça importante para o programa de inclusão digital do governo na educação. "O laptop vai revolucionar a forma de ensino na rede pública. Os alunos utilizarão o computador como se fosse um livro, que poderá ser levado para qualquer lugar", diz o assessor.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

MCT apura irregularidade na Lei de Informática




Fonte:



SÃO PAULO – O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) detectou que algumas empresas beneficiadas pela Lei de Informática não investiram adequadamente em pesquisa e desenvolvimento. Elas serão intimadas e terão de saldar a dívida com o governo.

Um documento sigiloso com o nome destas empresas já foi encaminhado para a Receita Federal. Segundo a assessoria de imprensa do MCT, estão na lista 52 empresas das 274 que recebem incentivos fiscais.

As que se beneficiam da isenção de IPI têm que investir 5% do seu faturamento bruto em P&D em tecnologia da informação. O MCT constatou que as 52 empresas não cumpriram esta determinação. Algumas aplicaram menos que 5% em P&D e outras utilizaram os recursos em projetos que não se enquadram em pesquisa e desenvolvimento em TI.

Essas empresas terão de repor os investimentos. O MCT está apenas aguardando a regulamentação da Lei de Informática, sancionada no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para cobrar a dívida dessas companhias.

A regulamentação da Lei de Informática ainda depende de aval do MCT e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O MCT estima que a lei deverá estar regulamentada até final de julho. As empresas irregulares terão um prazo de 48 meses para acertar sua situação.


Edileuza Soares, do Plantão INFO

"Brasil vai avaliar projeto norte-americano de distribuição de computadores baratos"




Fonte : noticiaslinux.com.br




"Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou hoje (28) grupo de trabalho para avaliar a possibilidade do Brasil aderir ao projeto 'Para cada criança um laptop (computador portátil)', apresentado a ele pelos pesquisadores do centro de pesquisa norte-americano Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Nicholas Negroponte e Seymour Papert. "

"... o MIT desenvolveu uma tecnologia capaz de baratear a tela para US$ 30. 'Podemos ‘emagrecer’ esse custo usando um programa aberto, de software livre, como o Linux, e o preço do laptop baixaria para US$ 100, mais o custo da tela, sairia por US$ 130. Mas acreditamos que não é preciso muito esforço para baixar ainda mais' ..."

Saiba mais na fonte:
http://www.radiobras.gov.br/materia_i_2004.php?materia=230702

Porque Linux precisa da linguagem Rexx




Fonte : noticiaslinux.com.br



Rexx é uma linguagem de script inventada pela IBM anos atrás. A comunidade Linux ignorou a linguagem, porém o articulista Howard Fosdick do site News Forge acredita que a linguagem Rexx pode ter uma importante função da briga Linux versus Windows no desktop. Diz que o Linux precisa de uma linguagem fácil de aprender e usar para usuários de desktop e programadores casuais.

O autor cita linguagens como Perl, Python e Tcl/Tk e elogia cada uma, porém argumenta que nenhuma é tão fácil de aprender e trabalhar quanto a Rexx.

O artigo está disponível na seguinte URL:

http://programming.newsforge.c[...]/05/06/21/154227.shtml?tid=107


Noruega migrará para open-source




Fonte : noticiaslinux.com.br



O ministro norueguês para modernização, Andreas Meyer está pedindo a todas as instituições governamentais que tenham um plano para uso de software open-source até o final de 2006.
Meyer, responsável pela política de TI do governo norueguês, disse numa conferência em Oslo esta semana que "formatos proprietários não serão mais aceitos em comunicações entre os cidadãos e o governo".
"Planejamos oferecer a todos uma página pessoal até o fim deste ano", disse o porta-voz do ministério.

Fonte: http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1449559593;fp;16;fpid;0



Pronus anuncia cursos de Controle de Versão com Subversion em São Paulo




Fonte : noticiaslinux.com.br



A Pronus Engenharia de Software passa a oferecer os cursos de controle de versão com a ferramenta open source Subversion agora em São Paulo. As primeiras turmas dos módulos Básico e Avançado do curso serão ministrados na Executrain São Paulo - Berrini (Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, 801) nos dias 02/08 e 03/08 respectivamente. O número de vagas é limitado.

O curso aborda todos os aspectos necessários para o dia-a-dia do desenvolvimento de software utilizando um sistema de controle de versão (Subversion) e também tópicos avançados, tais como configuração de repositórios e servidores.

Para mais informações, consulte os links:

http://www.pronus.eng.br/treinamento/cursos/calendario.php
http://subversion.tigris.org

Postada por: André Dias <andref.dias (SEM_SPAM) terra.com.br>


UOL disponibiliza discador para usuários Linux




Fonte : noticiaslinux.com.br



O UOL disponibilizou um novo modelo do Discador 2005, compatível com o sistema operacional Linux. O programa traz as mesmas funcionalidades da versão para Windows, como definição do modo de discagem (tom ou pulso), inserção de códigos para captura de linha, uso de número pré-definido e rediscagem automática.

O discador também permite que se defina quais programas serão abertos quando a conexão com a Internet for estabelecida.

Esta versão está disponível para as seguintes distribuições do sistema operacional Linux: Fedora 3, Fedora 2, Conectiva 10, SuSE 9.1 e RedHat 9 - para esta, o programa ainda está em fase de testes.

Link: http://www.uol.com.br/discador

Postada por: Matias Lopes <matias{ARROBA}ubbi.com.br>


Java System Application Server Platform Edition liberado sob a CDDL




Fonte : noticiaslinux.com.br




A Sun Microsystems anunciou na conferência JavaOne o lançamento do "Java System Application Server Platform Edition" como software open-source sob a licença CDDL (Common Development and Distribution License).

Confira no site oficial: https://glassfish.dev.java.net/

Fonte: http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1093849184;fp;16;fpid;0

Relacionadas:
http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1646529598;fp;16;fpid;0
http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1520575893;fp;16;fpid;0

Reprodutor de vídeo do Google




Fonte : noticiaslinux.com.br



Correm boatos de que o Google estaria desenvolvendo um reprodutor de vídeo baseado no VLC (VideoLan Client), para utilizar convientemente em associação ao seu novo serviço Google Video.

As fontes dizem que o reprodutor deve ser lançado ainda nessa semana (aliás era pra ser na segunda-feira ;).

É aguardar pra ver...

http://www.siliconbeat.com/ent[...]aunch_media_player_monday.html
http://battellemedia.com/archives/001658.php
http://www.error500.net/reproductor_video_google
http://www.videolan.org/vlc/
http://video.google.com/
http://video.google.com/video_download.html


Mudanças no licenciamento da marca "Linux"




Fonte : noticiaslinux.com.br



O site br-linux.org postou uma notícia sobre as mudanças no licenciamento da marca "linux":
"... o autor apresenta as mudanças no acordo de licenciamento da marca, com destaque para a modificação do termo de licenciamento e para a forma de pagamento de royalties, passando do valor citado acima para uma faixa de US$ 500 a 5000, para empresas, com um valor menor (US$ 200) para uso sem fins lucrativos, cobrada periodicamente. Além destas mudanças, o LMI está abordando as empresas que utilizam o nome Linux em seus produtos para informar que elas precisam pagar os royalties pelo uso da marca ..."

Leia a notícia completa em:
http://br-linux.org/linux/?q=node/1152


Finalmente lançado Nvu 1.0




Fonte : noticiaslinux.com.br



Finalmente está disponível para download a versão 1.0 do Nvu. Para quem não conhece o Nvu é um "Dreamweaver" para Linux.

Para download acesse:
http://nvu.com/download.html

Mais detalhes em:
http://www.mozillazine.org/talkback.html?article=6860

terça-feira, junho 28, 2005

TV via satélite no celular avança na Coréia




Fonte:



A Coréia do Sul já registra 60 mil usuários do serviço que transmite programação de televisão e rádio diretamente de um satélite para telefones celulares.

Isso é o que informa Heo Jae-Young, gerente geral da TU Media, empresa responsável pelas transmissões. O modelo comercial do serviço estreou em maio, segundo ele.

Os usuários interessados pagam 13 dólares por mês por um pacote com sete canais de televisão e 24 canais de áudio, informou em uma entrevista coletiva.

Ao contrário dos serviços convencionais de satélite, que exigem uma antena circular, o modelo da TU Media pode receber o sinal diretamente por uma pequena antena no telefone celular.

Isso porque utiliza freqüências de 2,6 Gigahertz (GHz), que são muito inferiores aos 11 GHz tipicamente utilizados para transmissões de satélite.

Atualmente existem quatro aparelhos disponíveis para o serviço, dois produzidos pela Samsung, um da LG Electronics e outro da SK Telecom. Os aparelhos incluem as mais novas funções multimídia, incluindo recepção de televisão e rádio e custam a partir de 700 dólares.

Estudantes universitários e executivos são o foco do produto, e a expectativa da companhia é conquistar 600 mil assinantes até o fim de 2005. A previsão para 2010 é de alcançar 6,6 milhões de usuários.

A TU Media também pretende incluir novos programas de vídeo, incluindo opções pay-per-view e conteúdo das redes coreanas.

Martyn Williams - IDG News Service, Japão



Sun amplia estratégia de código aberto




Fonte:



A Sun Microsystems pretende abrir o código de mais sistemas além do OpenSolaris, revelou nesta segunda-feira (27/06) a companhia durante a conferência JavaOne, em São Francisco.


De acordo com Joe Keller, vice-presidente de marketing para web services Java e ferramentas, a Sun está movendo sua plataforma Java System Application Server também para o modelo de desenvolvimento comunitário já adotado para o sistema operacional OpenSolaris.


Isso significa que a aplicação para servidor ficará disponível sob a Licença para o Comum Desenvolvimento e Distribuição (CDDL, na sigla em inglês).


De acordo com o executivo, a versão de código aberto do software será hospedada no site Java.net, e a aplicação para servidores vai suportar a versão 5 do Java Enterprise Edition, ainda em desenvolvimento.


Até o momento, desenvolvedores já baixaram mais de três milhões de cópias da versão proprietária Systems Application Server Platform Edition, com uma média de 40 mil downloads por mês.


A Sun também informou que está prestes a concluir a especificação para o Java Business e vai apresentará uma nova comunidade no site. A especificação também utilizará a licença CDDL.

China Martens - IDG News Service, EUA



segunda-feira, junho 27, 2005

Concurso busca respostas para software livre




Fonte:



A faculdade de direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) lançou um concurso que visa descobrir bons projetos para artigos jurídicos sobre questões do Software Livre. Podem participar alunos da graduação e profissionais da área de direito.


A idéia é desenvolver artigos sobre temas concretos e práticos que solucionem questões ligadas ao software livre, como problemas com licenciamento e negócios.


Os projetos selecionados serão contratados e supervisionados pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e receberão auxílio financeiro para o desenvolvimento. As inscrições seguem até 31 de agosto.


Mais informações no endereço http://www.diretorio.fgv.br/cts.


Técnicos oferecem cursos gratuitos a distância




Fonte : noticiaslinux.com.br



Os professores de escolas e faculdades técnicas do Estado de São Paulo contam com uma ferramenta gratuita para a criação de cursos a distância criado pelo Centro Paula Souza, braço do governo responsável pela gerência dessas instituições de ensino.


A idéia é que o corpo docente das escolas apresente projetos de cursos que serão avaliados pela Coordenadoria de Ensino Técnico (CETEC) e então oferecidos à comunidade via internet.


A lista já conta com 51 cursos disponíveis. Construção de home-page em programa Dreamweaver, Produção de material didático em Delphi 3 e Java básico são alguns exemplos. O próximo curso prometido será sobre o sistema operacional Linux.


O aluno interessado em fazer os cursos só precisa acessar o endereço do diretório de cursos e escolher a opção que lhe interessar. A inscrição é feita por e-mail, assim como o envio do material didático. Ao final dos estudos o aluno faz uma prova final que, conforme seu desempenho, lhe garante o direito ao certificado.


Universidade alemã ensina técnicas hacker




Fonte:



A universidade alemã RWTH Aachen University vai oferecer no próximo mês de setembro um curso sobre técnicas hacker.

O treinamento é direcionado a pesquisadores da área de segurança que terão a oportunidade de explorar técnicas de intrusão e adquirir experiência sobre como sistemas de segurança podem falhar.

O programa inclui também a programação de erros como sobrecarga de memória - buffer overflow - ataques em rede, rastreamento de sistemas, assim como a instalação de códigos maliciosos.

Este é o segundo ano consecutivo que a escola oferece tal treinamento, e tem como alvo estudantes de graduação, pós-graduação ou doutorado.

Hackers do bem

No final do ano passado, a 4Linux - empresa brasileira de treinamento em software livre - lançou o programa Hacker Teen, que ensina técnicas de segurança e empreendedorismo para adolescentes de 12 a 17 anos.

Segundo Marcelo Marques, um dos sócios da 4Linux, e estrategista do Hacker Teen, a idéia é direcionar o potencial de jovens ligados à tecnologia e jogos para o mercado de software livre de uma forma envolvente e com uma linguagem atraente.

Clique aqui para o conhecer o programa ou acesse o site.

John Blau - IDG News Service, Alemanha



Cliente de Email Kontact e Suite Kolab 2.0 é lançado depois de dois anos de desenvolvimento




Fonte : noticiaslinux.com.br




O Kolab é uma suite de clientes e servidores para internet, formado por já bem conhecidos componentes como servidor de email, serviço de diretório e HTTP como o OpenLDAP, PostFix, Cyrux IMAP, Apache e SASL e ProFTPd.

Depois de dois anos de trabalho duro, o Projeto Kolab enfim lançou o Kolab 2.0. Este já possui suporte para compartilhamento de pastas pessoais, calendários, contatos e já possiu um sistema anti-spam e anti-virus.

Acesse para fazer download e conhecer o Kolab 2.0:
http://www.tuxbrasil.com.br/content/view/254/70/

Postada por: Wellington <wellington AT tuxbrasil.com.br>

FGV lança concurso de apoio a projetos de pesquisa sobre SL




Fonte : noticiaslinux.com.br



"O concurso tem por objeto a apresentação de PROJETOS DE PESQUISA para a elaboração de artigos sobre o tema "Software Livre".

Os projetos deverão versar sobre temas fundamentalmente práticos e/ou voltados à solução de questões práticas relacionadas ao software livre, seja do ponto de vista de licenciamento, quanto negócios.

A abrangência disciplinar será a mais ampla possível, podendo envolver o software livre e a administração pública, bem como questões usualmente enfrentadas por empresas e desenvolvedores de software livre"

Leia mais na fonte:
http://www.direitorio.fgv.br/c[...]05&giorno=&archivio=OK

TCE-CE usa LINUX a todo vapor




Fonte : noticiaslinux.com.br



O Tribunal de Contas do Estado do Ceará utiliza Linux há um ano, o órgão conta com 2 servidores e 27 clientes a pleno vapor e 60 novos clientes sendo implantados pelo analista de suporte Ricardo Henrique de P. Barroso.

Há um ano começava no Tribunal de Contas do Estado do Ceará a implantação de um projeto audacioso que tinha como meta reduzir custos de informática e atualizar a plataforma ultrapassada que existia.
Foi implantado um sevidor de arquivo Mandrake substituindo o windows2000 sever, foi implantado um servidor Proxy Squid substituindo o ISA Server da Microsoft, foram implantadas 27 máquinas clienets Linux, com a Suite de escritório OpenOffice, e esta sendo implantado mais 60 clientes Linux depois de um ano de sucesso da nova tecnologia.

O responsável por tudo isso o Analista de suporte Ricardo Henrique de Paula Barroso, diz que só consegui devido a determinação da presidente do órgão Soraya Tomas Victor que acreditou na proposta, e esta vendo os resultados com bons olhos.Outra Pessoa que deu grande força ao projeto foi à assessora da presidência Sílvia Kataoka, que também viu no projeto o melhor caminho para um melhor desempenho do departamento de TI.

Postada por: Ricardo Barroso <ricardohpb*at*gmail.com>


Portal de TI




Fonte : noticiaslinux.com.br



É com enorme prazer que venho comunicar a todos que o portal I-consultores esta no ar novamente, contendo noticias informações diversificadas sobre GNU, Linux, FreeBDS, Firewall, Vírus, CISCO em breve com informações sobre certificação da Oracle.

Espero que gostem do site.

http://www.i-consultores.com.br

Bueno - Administrador do Portal

Postada por: Bueno <bueno@NOSPAM.ajato.com.br>


Governo recebe MIT para discutir laptop de US$ 100




Fonte : noticiaslinux.com.br



Nicholas Negroponte e Seymour Papert, do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), desembarcam nesta segunda-feira no Brasil para apresentar o projeto do computador de US$ 100 ao governo brasileiro.
Além do Brasil, China e EUA estão sendo convidados para aderir ao programa nesta fase piloto.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/internet/2005/jun/26/2.htm

Postada por: Rodrigo Nakabashi <nakabashi@SEM_SPAM.linuxmail.org>


Vídeos sobre o fisl 6.0




Fonte : noticiaslinux.com.br



O site InfomediaTV disponibilizou para download dois vídeos sobre o fisl 6.0 com entrevistas com Jon MadDog Hall, Eric Raymond e outros ícones do movimento no Brasil e no mundo.

Segue os links para download:
http://infomediatv.procergs.com.br/videos/fisl01.mpg (239MB)
http://infomediatv.procergs.com.br/videos/fisl02.mpg (216MB)

Maiores detalhes em: http://www.infomediatv.com.br/visualiza_video.php?id_video=19

Fonte: http://listas.softwarelivre.or[...]l-brasil/2005-June/003981.html


Enquete quer saber o que você prefere utilizar como servidor, Linux ou BSD ?




Fonte : noticiaslinux.com.br



Sistemas Operacionais Linux são famosos por sua popularidade, número de usuários, comunidades etc...

Sistemas BSD são usados em grande escala nos maiores complexos computacionais ao redor do globo, desempenham papéis de destaque entre os servidores/sites mais populares na Internet, bem como mantêm no ar tecnologias e infra-estrutura essencial da rede mundial de computadores, fora a segurança oferecida pelo seu padrão.

Participe da enquete e informe-nos o que você prefere utilizar: http://www.freesoftware.org.br

BSDDAY - 13 de Agosto - São Paulo/Brasil - http://www.bsdday.com.br

Postada por: Ralf Braga <ralf(ARROBA)freesoftware.org.br>


Kylix 4 a caminho ?




Fonte : noticiaslinux.com.br



O site Dr. Bob's kylix kicks divulga um formulário da Borland onde um dos itens da pesquisa é sobre o kylix. A Borland estaria preparando uma nova versão do Kylix para acompanhar o lançamento das novas distribuições linux. Quem for usuário de delphi/kylix tem agora a oportunidade de demonstrar o interesse nos novos produtos.

Noticia original em :
http://www.drbob42.com/kylix/home.htm

Responder a pesquisa em :
http://infopoll.net/live/surveys/s27784.htm

Postada por: Anderson <anfa_rs.NOSPAM@yahoo.com.br>


Exploração de vulnerabilidades no Live Help em ataques de Phishing




Fonte:



Alerta do CAIS 20062005
[CAIS, 20.06.2005-13:23]

O CAIS está acompanhando desde meados de Fevereiro o aumento na incidência de páginas envolvidas em ataques do tipo phishing scam. O que chama a atenção é o fato de algumas das páginas utilizadas nestes ataques estarem hospedadas em hosts com o sistema Crafty Syntax Live Help (CSLH). CSLH é um sistema de chat voltado ao suporte on-line de usuários de um dado site.

Exemplos de casos de Phishing tratados pelo CAIS:
http://xxxx.com/livehelp/txt-db-api/index.html
http://www.xxxxxx.net/livehelp/txt-db-api/frame3.html
http://xxxxxxxxxxxxxxx.net/livehelp/txt-db-api/frame3.html
http://www.xxxxxxxxxxx.nl/livehelp/txt-db-api/bb/index.html
http://www.xxxxx.com.mx/livehelp/txt-db-api/index.html
http://xxxxxxxx.com/livehelp/txt-db-api/a/index.html

Aparentemente, o release do CSLH vulneravel é o 2.7.0, no qual os atacantes exploram uma vulnerabilidade no recurso txt-db-api (Text Based Database Support). Esta vulnerabilidade permite que arquivos maliciosos sejam copiados para o servidor web através da execução remota de código.

Entretanto, a versão 2.7 possui uma outra vulnerabilidade que, se explorada, permite a execução de código arbitrário no cliente através de cross-site scripting (XSS).

Agradecemos a John C. Hennessy (HNK Technology Solutions) e Eric Gerdes (Crafty Syntax), que nos forneceram informações importantes para elaboração deste alerta.

Sistemas afetados:

* versão 2.7.0 e anteriores (vulnerabilidade no recurso txt-db-api)
* versão 2.7.3 e antereiores (vulnerabilidade de XSS)

Correções disponíveis:

Recomenda-se atualizar o software para a versão mais recente:

* Crafty Syntax Live Help 2.12.0 (11/06/2005)

Mais informações:

* SECURITY UPDATE -- May 3, 2004 -- UPGRADE IMMEDIATELY!
* OSVDB 6744 - CraftySyntax Live Help XSS
* Cross-site scripting vulnerability in Crafy Syntax Live Help 2.7.3 and below
* Crafty Syntax Live Help - Change Log
* Como tratar incidentes de phishing
* CAIS-Alerta: Fraudes em Internet Banking





O CAIS recomenda que os administradores mantenham seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, de acordo com as últimas versões e correções oferecidas pelos fabricantes.

Os Alertas do CAIS também são oferecidos no formato RSS/RDF :
http://www.rnp.br/cais/alertas/rss.xml

quinta-feira, junho 23, 2005

Projeto prevê dedução de IR para quem comprar PC




Fonte:




Usuários de computadores poderão, em breve, deduzir as despesas que tiverem com a compra das máquinas da declação do Imposto de Renda.

Isso é o que prevê o Projeto de Lei 5128/05, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que prevê o benefício para pessoas físicas que adquirirem computadores de até dois mil reais para uso próprio ou para seus dependentes, desde que estejam matriculados no ensino fundamental, médio ou superior.

De acordo com o autor, uma sociedade que não domina a tecnologia de informação não tem condições de competição e de desenvolvimento.

"A aquisição de computador é tão importante como a aquisição de livros e incrementa, de forma crescente, a produtividade estudantil", ressalta Ariston, defendendo a dedução do IR.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Finanças e Tributação, onde receberá parecer do deputado Silvio Torres (PSDB-SP); e depois pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara


Governo integra 18 mil cartórios com e-PING




Fonte:



O governo federal assina nesta quarta-feira (22/06) um termo de cooperação com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) para permitir a troca de dados online entre os 18 mil cartórios existentes no País.

Entre os efeitos da medida estão a maior agilidade e a redução dos custos dos serviços que os cartórios prestam aos cidadãos, como o fornecimento de certidões.

Essa integração prevê a utilização da arquitetura e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, desenvolvida pelo Ministério do Planejamento por meio da Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação.

Serão integrados cartórios de registro civil, de bens e imóveis, pessoas jurídicas, tabelionato de notas, cartórios de protestos de notas, entre outros.

O documento será assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, e pelos presidentes da Anoreg/SP, Ary José de Lima, e da Anoreg do Brasil, Rogério Portugal Bacelar em Brasília.

Fases
Segundo Rogério Santanna, nos próximos três meses a integração será realizada entre os cartórios do Estado de São Paulo. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação dará o suporte tecnológico para a empreitada.

Para cartórios que não estejam tecnologicamente estruturados para se integrarem à arquitetura e-PING, foi desenvolvido um software baseado em código-fonte aberto para facilitar a automação dos processos e acesso à rede de dados. "Estamos nos esforçando para desmaterializar os processos públicos e aqueles ligados ao cidadão, algo que encarece as relações hoje", diz.

Santanna explica que, atualmente, se um cidadão precisa solicitar algo que foi registrado em determinado cartório, tem que comparecer fisicamente ao local para solicitar um serviço. "Com a integração, isso poderá ser feito pela internet, ou recebido em qualquer cartório do País. Todos os atos da vida civil e de uma empresa estarão disponíveis dentro deste padrão", comenta.

Na gestão publica, diz o executivo, a integração dos cartórios poderá facilitar o trabalho desempenhado pela Polícia Federal em suas investigações. "Hoje, se a Polícia Federal precisa saber se uma pessoa tem imóveis no Brasil, é preciso um esforço enorme. Esse problema será resolvido. Vai ficar um pouco mais difícil fraudar a lei."

Outro exemplo de aplicação da tecnologia se dará junto dos fornecedores do governo, que atualmente precisam entregar ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), a cada 30 dias, uma certidão negativa. "Isso poderá ser feito eletronicamente".

No entanto, Santanna não prevê uma data específica para que os 18 mil cartórios do País estejam totalmente integrados à arquitetura. "Isso envolve a cultura do brasileiro, hoje as pessoas estão acostumadas com o uso do papel. É um processo de anos."


Orolix começa a pagar os primeiros usuários




Fonte:



O Orolix, provedor de acesso discado gratuito que remunera os usuários pelo tempo de conexão à internet, já começou a pagar seus primeiros internautas.

Segundo a empresa, que começou a operar em fevereiro, os primeiros beneficiados já estão recebendo depósitos em suas contas bancárias. O usuário recordista é Pedro Corbett, que já recebeu 147 reais e no mês de julho, receberá 1.146 reais.

De acordo com Nagib Georges Mimassi, diretor do Orolix, a adesão ao serviço foi superior ao esperado e outros usuários poderão ultrapassar a quantidade de bônus (Oros) acumulados por Corbett.

O modelo de remuneração funciona com o usuário baixando o discador do provedor. O internauta começa a receber até 24 Oros por hora de navegação, sendo que cada unidade representa um centavo de real. Indicações de outros usuários também permitem o acúmulo dos bônus.

O Orolix também informou que elevou sua capacidade de armazenamento no e-mail de 250 Megabytes para 5 Gigabytes, para usuários que atingirem entre mil e dez mil Oros.

O provedor também anuncia novos serviços, como o Orolix Online - que permite aos usuários reunirem contatos de outros provedores - e o Convite com Foto, que permite o envio de convites personalizados para o uso do provedor.

O modelo de remuneração do internauta do Orolix foi anunciado em fevereiro.


Cobra lança PC Cidadão com Linux muito semelhante ao Windows XP




Fonte : noticiaslinux.com.br



Em combate a exclusão digital, a Cobra Tecnologia (grupo Banco do Brasil) lança PC Cidadão a baixo custo, com o sistema operacional Freedows, que tenta se assemelhar ao máximo ao Windows XP, tentando atingir os usuário mais comuns, e de baixa renda.

Foram testados alguns aspectos do sistema operacional, para ler os resultados, acesse:
http://www.tuxbrasil.com.br/content/view/253/70/

Postada por: Wellington <wellington*nospam*tuxbrasil.com.br>


Astronomia Tridimensional no Linux.




Fonte : noticiaslinux.com.br



Gosto muito de astronomia,e este programa me deixou impressionado com o mundo OPEN-SOURCE. Software livre tem e MUITA qualidade.

Este software contém fotos renderizadas em 3D do espaço em tempo real. Tem planetas, estrelas, constelações e muito mais.

O realismo das imagens deste simulador celeste é incrível, além de simular a visão do céu através de um telescópio que pode ter um ângulo de abertura de 90 graus ou se aproximar até a observação da superfície de Netuno e do corpo globular M13, em Hércules....

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2552

Postada por: Leandro >gazeta_em_mdbrasil.com.br<


"O Linux é para perdedores?"




Fonte : noticiaslinux.com.br



"Is Linux for loosers?" é o título do artigo da Forbes sobre comentários de Theo de Raadt, responsável pelo desenvolvimento do OpenBSD com relação ao Linux.

Theo de Raadt é um pioneiro no movimento de software de código aberto e grande proponente de software livre. Entretanto ele não é nenhum pouco fã do sistema operacional de código aberto Linux e diz: "não sei mais qual é o foco de Linus Torvalds, mas qualidade não é".

"É terrível", disse De Raadt com relação ao Linux. "Estão usando e não sabem o quão ruim é. E o pessoal do Linux irá apenas continuar com ele ao invés de dar um passo atrás e dizer: 'Isto é lixo e deveríamos corrigir'".

Não é hoax não, está bem claro na fonte:
http://www.forbes.com/intellig[...]x-bsd-unix-cz_dl_0616theo.html


quarta-feira, junho 22, 2005

MSN lança busca regional em versão beta




Fonte:



A Microsoft lança nesta terça-feira (21/06) um serviço em versão beta que permitirá à sua ferramenta de busca listar resultados regionais específicos sobre empresas, termos ou pessoas.


Além das listagens tradicionais, o serviço MSN Local Search apresenta páginas da web mais relevantes, utilizando a tecnologia Near Me, que identifica páginas de empresas mais próximas do usuário.


Por exemplo, uma busca pelo termo "lavanderias" em Dallas poderá retornar uma lista de empresas apropriadas e também algum artigo de jornal indicando a melhor empresa do ramo na área.


O novo serviço MSN Local Search também buscará informações a partir de um mapa do serviço MapPointWeb, da companhia, segundo Erik Jorgensen, gerente geral da MSN Local Search and Maps, e deve incluir ainda imagens aéreas da base de dados TerraServer-USA quando estiverem disponíveis.


O MSN Local Search será aprimorado com o lançamento do MSN Virtual Earth, que permite aos usuários traçar rotas e obter informações sobre previsão do tempo por meio de mapas e satélites. A ferramenta deverá estar disponível nos Estados Unidos até o fim de setembro.


A Microsoft confirmou que ainda está em fase de testes para as buscas locais, e reconheceu que pretende apresentar novas funcionalidades para seus serviços.


"Ainda estamos nos estágios preliminares da busca local. Existe muita coisa que podemos fazer para melhorar e inovar", declarou o executivo.


Com o novo serviço, a Microsoft tentará combater alguns concorrentes em buscas locais, como o Google, Yahoo e AskJeeves, além da America Online.

Juan Carlos Perez - IDG News Service, EUA



Falha afeta todos os navegadores do mercado




Fonte:



A Secunia divulgou nesta terça-feira (21/06) a descoberta de uma falha comum a todos os navegadores presentes no mercado, permitindo que um usuário seja exposto a um provável golpe de phishing scam.


A brecha, apesar de não ser considerada séria, permite que um pop-up (nova janela do navegador que surge na tela do usuário) apareça enquanto o usuário acessa um website confiável.


A nova janela, no entanto, nada tem a ver com este website, mas sim com alguma página maliciosa anterior. Até agora, só a versão 8.01 da navegador da Opera teve o problema corrigido.


Como o pop-up não revela qual a sua origem, um golpe de phishing scam pode ser organizado de maneira que seja dificultada a sua identificação.


Dentro de um website malicioso, um usuário poderá seguir algum link para um portal confiável, por exemplo. No momento em que clica no endereço e abre a nova página, uma janela pop-up surge na tela exibindo o seu conteúdo, mas sem revelar a sua origem.


Se bem utilizado, o conteúdo do pop-up pode se combinar com o do portal e levar o usuário a fornecer informações pessoais ou financeiras a sistemas fraudulentos.


A Secunia oferece um exemplo prático (em inglês) de como funciona o golpe e explica, com gráficos, os detalhes da vulnerabilidade.


A brecha afeta todas as versões dos navegadores Microsoft Internet Explorer (incluindo a de Macintosh), Mozilla, Mozilla Firefox, Camino, iCab e Safari.


O único navegador que já possui correções para o problema é o Opera, que já tem na versão 8.01 (clique aqui para baixar) uma proteção embutida contra ataques de phishing.


Nenhuma outra fabricante divulgou atualizações para seus navegadores.

Links:
         http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5[...]=21080105

Diretor do Serpro acredita política de software livre no governo será mantida




Fonte:



Para o diretor do Serpro, Sérgio Rosa, a saída de José Dirceu do governo não deverá alterar a política de implementação do software livre na Administração Federal.

Dirceu apenas está voltando para o Congresso, mas continua com o governo", declarou. Na avaliação do diretor, a política de implementação do software livre é mais ampla, não está diretamente ligada a um ministério. "Trata-se de uma ação de todo o governo", destacou.


egundo ele, também não haveria razões para o presidente do ITI, Sérgio Amadeu deixar o cargo, por este ser um órgão vinculado à Casa Civil. Embora não tenha até o momento conseguido se comunicar com Amadeu, o diretor do Serpro, garante que o companheiro permanecerá no cargo, porque a reforma ministerial não terá reflexos nos escalões inferiores.

fonte:http://www.softwarelivre.org/news/4301




Professor do MIT prevê tsunami digital




Fonte:



A disseminação dos programas de código-fonte aberto, como o Linux, e a progressiva perda de receita das operadoras com serviços de longa distância, com a disseminação da tecnologia de voz sobre IP, como o Skype, vão provocar um "tsunami" no mercado de tecnologia e telecomunicações nos próximos anos, previu o diretor do programa Digital Life (Vida Digital) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Andrew Lippman.


São Paulo, 21 de Junho de 2005 -

Para o cientista, gigantes de tecnologia vão continuar crescendo, mas em ritmo muito mais lento do que atualmente. "Será o fim da era Microsoft", segundo previu. O especialista aposta num cenário mais negativo para as operadoras de telefonia. "Vai haver um colapso das empresas de comunicações", acredita.

O cientista avalia que muitas dessas companhias, nos Estados Unidos e na Europa, cientes dessa tendência, estão poupando parte da receita que obtêm atualmente com serviços de voz para investir em tecnologias para transmissão de dados e vídeo. "Mas elas não serão bem-sucedidas".

Lippman aposta na ampliação do conceito de tecnologia sem cabos. Além disso, acredita que o mercado deveria buscar o barateamento do acesso em larga escala a equipamentos como computadores pessoais sem fio. "Poderíamos ter laptops a US$ 100 cada", diz.

Andrew Lippman participa do IT Conference, evento organizado pela IT Mídia, no Hotel Transamérica, em São Paulo.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Aluisio Alves)

Gazeta Mercantil - Caderno C - //21/06/2005


Nós temos os fontes




Fonte : noticiaslinux.com.br




Foi anunciado na lista de discussão Quilombodigital-filosofia a disponibilização do livro "Nós temos os fontes" de autoria Cárlisson Galdino.
"Sua proposta é fazer um apanhado superficial de filosofia e mostrar porque fazer parte de uma comunidade. Porque se importar."

O livro pode ser lido online no endereço: http://bardo.cyaneus.net/nostemososfontes

Fonte: http://listas.quilombodigital.[...]ilosofia/2005-June/009353.html

Projeto Quinta Livre - Junho




Fonte : noticiaslinux.com.br




Neste mês, o Projeto Quinta Livre traz à Curitiba a palestra: "Segurança e Software Livre", de Humberto Sartini. Problemas existentes, a situação do mercado de segurança, legislação e explicar algumas ferramentas baseadas em software livre utilizadas na área.

Exclusivo: Painel com apresentação de exemplos

Formado como Bacharel em Informática pela "Universidade Estadual de Ponta Grossa". Trabalha com Linux desde 1996, tendo trabalhado em diversos provedores e como consultor. Trabalha desde 2002 no Provedor Onda como analista de segurança. Administrador do http://www.rau-tu.unicamp.br/linux/ e desenvolvedor do projeto http://www.honeypot.com.br/ além de outros projetos de segurança. Palestrante no http://www.softwarelivre.org/ e http://www.conisli.org.br/.

Site http://web.onda.com.br/humberto

Tema:
Segurança com Software Livre
Objetivo: Explicar os problemas existentes, a situação do mercado de
segurança, legislação e explicar algumas ferramentas baseadas em
software livre utilizadas na área.
Exclusivo: Painel com apresentação de exemplos

Público Alvo: Público em Geral

Data e horário:
23 de junho/2005 às 19:30 hrs

Local:
SEAE
Rua Dep. Mario de Barros, 1556
Centro Cívico
Curitiba

Postada por: Alberto Andrade <betopena {NOSPAM} gmail com>

Executando comandos utilizando a tecnologia biométrica de reconhecimento de voz




Fonte : noticiaslinux.com.br




Em 1994 testei a tecnologia de reconhecimento de voz com o Voice Assist no Windows 3.0. Entretanto o que me deixou entusiasmado é que o pacote CVOICECONTRO é open-source e de fácil adaptação em novo projetos utilizando o código fonte em C.

Este documento explicará passo-a-passo como instalar e configurar um sistema de execução de comandos através da tecnologia de reconhecimento de voz. Além da ampla aplicabilidade, este projeto, com um pouco de evolução, pode vir a ser muito útil para deficientes físicos. Em meus testes superficiais, obtive ótimos resultados. Com isto resolvi posta-lo aqui no NOTICIASLINUX ;-)

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2765

Postada por: Alessandro de Oliveira Faria <alessandrofaria[ARROBA]netitec.com.br>

Escondendo informações dentro de arquivos




Fonte : noticiaslinux.com.br



Que tal esconder um texto dentro de uma mp3 de modo que só quem tenha a senha possa ler? O site newsforge publicou um artigo sobre o software Steghide, que é um software open source que pode esconder dados em arquivos de imagem e audio. O software funciona tanto no Windows quanto no Linux e com um comando como "steghide embed -cf example.bmp -ef secret.txt" é capaz de esconder o conteúdo do arquivo secret.txt no arquivo de imagem example.bmp, que funcionará normalmente nos visualizadores de imagem.

Se interessou saiba mais em:
http://software.newsforge.com/[...]39202.shtml?tid=130&tid=78
http://steghide.sourceforge.net


Entrevista com Linus Torvalds




Fonte : noticiaslinux.com.br



Linus Torvalds concedeu uma entrevista ao site Good Morning Silicon Valley falando sobre o futuro do modelo do software proprietário, Microsoft e o software open source.

Linus acredita que a Microsoft está na mesma situação da IBM de duas décadas atrás, perdendo sua dominância no mercado, mas não necessariamente sumindo.

Torvalds fala sobre o modelo de software livre em que os softwares de base se tornarão "commodity" e as empresas de software proprietário terão que criar vantagens e concorrer nos softwares que não estão nesta base.

A entrevista pode ser lida em:
http://blogs.siliconvalley.com/gmsv/2005/06/an_interview_wi.html


Invasores, um jogo desenvolvido no Brasil em Python.




Fonte : noticiaslinux.com.br



Invasores é um jogo desenvolvido em Python e Pygame. A versão atual roda em Linux, Windows, Mac OS X, FreeBSD e OpenBSD. O projeto precisa de artistas para sua conclusão.

A versão 0.9.Beta-1 é jogável e pode ser baixada em:
http://invasores.sourceforge.net

Informações disponíveis também em:
http://freshmeat.net/projects/invasores

Quando concluído, o jogo deve proporcionar um framework para o desenvolvimento de jogos 3D e também educacionais para crianças.



Linus Torvalds compara Linux e BSDs




Fonte : noticiaslinux.com.br



O site MyFreeBSD publicou a tradução de uma entrevista de Linus Torvalds concedida ao site Newsforge comparando os sistemas operacionais Linux e BSDs.

Para ler acesse:
http://www.myfreebsd.com.br//m[...]&file=article&sid=1271


segunda-feira, junho 20, 2005

O HD e seus conceitos




Fonte:



Para entendermos o funcionamento do discor rígido, é importante ter uma idéia dos conceitos técnicos usados. Por este motivo escrevo o resumo abaixo.


Conceito digital:

A informação é digital quando esta for armazenada com base em uma codificação que use apenas duas situações, podemos citar como exemplo:

Verdadeiro ou falso, zero ou um, ponto ou traço.


A idéia de expressar informações através de duas situações distintas é de fato muito antiga, um dos exemplos que pode ser citado é o código Morse.

Este é representado por um ponto e um traço que combinados simbolizam números e palavras, e era o meio de comunicação usado antes da invenção do telefone, Esta técnica é conhecida pelo nome de telegrafia. Como podemos ver, a idéia de usar um código com apenas duas possibilidades distintas é bastante antiga. Na era digital não usamos mais o código Morse para representar informações através de pontos e traços, mas usamos um código denominado de código binário que lembra muito os tempos remotos da comunicação. O código binário é usado para representar duas situações distintas o zero e o um, estes combinados entre si representam a codificação eletrônica de informações. No caso específico do disco rígido o zero é a representação gráfica da ausência de campo eletromagnético, enquanto o um representa a presença do campo eletromagnético.


Gravação:
Os dados são gravados na película magnetizável, através do envio de impulsos elétricos à cabeça da agulha. Esta, por sua vez, recebe os impulsos elétricos e os converte em impulsos eletromagnéticos que são registrados na película magnetizável.


Leitura:
Os impulsos magnéticos registrados na película magnetizável são captados pela agulha e convertidos em impulsos elétricos que enviados aos processadores do computador, são traduzidos na forma de arquivos.


Giro/Rotação:
As unidades de disco rígido giram constantemente enquanto o computador estiver ligado, mas para compensar, os discos possuem um sistema que os coloca em modo de espera. Depois de algum tempo, se o disco não for acionado, ele automaticamente se desliga esperando o momento em que seus serviços sejam solicitados. Enquanto o motor gira, os pratos do disco podem alcançar mais de 8.000 rpm, nesta velocidade uma partícula de poeira ao se chocar contra a agulha gera um impacto semelhante a um veiculo batendo em uma parede de concreto a 120 km/h. Este é um dos principais motivos que levam o disco rígido a ser lacrado.


Por ser gerada uma velocidade muito elevada, entre a agulha e o disco surge uma camada de ar, esta permite um deslizamento preciso e ajuda a impedir que a agulha encoste-se à película magnetizável, pois se isso acontecer à película será destruída quase que instantaneamente.

A superfície magnetizável que observamos na figura 27 foi retirada de um disco rígido cuja cabeça da agulha estava encostando-se à película. Podemos observar claramente a grande quantidade de ranhuras provocadas pelo contato entre agulha e disco.


Latência:
Esse termo é usado para descrever o intervalo entre a emissão de um comando e o posicionamento da agulha na área desejada. Sempre que um arquivo é solicitado, a agulha vai até o endereço deste arquivo para Administra-lo e o tempo decorrente deste trajeto é o que chamamos de latência. Quanto maior a velocidade do disco menor o tempo de latência. Outro fator importante está na disposição dos dados dentro do disco, ao contrario do que muitos acreditam, os dados não são gravados seqüencialmente, mas sim aleatoriamente. Imaginemos um software solicitando um determinado byte e este está ao lado do ultimo byte coletado. Até o computador processar a instrução, a agulha já terá passado pelo byte requisitado e terá de esperar uma volta completa para nova leitura. Porém, se o byte solicitado estiver a uma distância do ultimo byte suficiente para o processamento da instrução na maquina, a volta será menor em conseqüência, o tempo de acesso também reduzirá consideravelmente. Com o disco girando a uma velocidade de 7.200 rotações por minuto (rpm) o tempo de latência será de 4,15 Milisegundos aproximadamente.


Tempo de Transferência:
Este é o tempo de transmissão (transferência) dos dados em bits entre a memória e o disco rígido.


Distância entre agulha e o disco:
Um dos detalhes importantes para o aumento da capacidade de armazenamento nos discos rígidos está intimamente relacionado com a distância entre a cabeça da agulha e a película. Se colocarmos dois imãs próximos um do outro, notaremos que eles possuem uma forte atração, mas na medida em que vamos afastando-os está força de atração começa a enfraquecer. Isso ocorre porque a força do campo magnético está relacionada ao tamanho da área magnetizada e a distância entre dois pontos de atração. Torna-se visível que quanto maior a distância entre a agulha e o disco, maior também deverá ser a área magnetizável. Para efeito de gravação ou leitura quanto maior esta área, menor será o número de campos magnetizáveis por disco, reduzindo assim a capacidade de armazenamento. Este é um dos principais motivos que motivaram pesquisadores a encontrar meios de aproximar o máximo possível à agulha da superfície do disco, formando a tecnologia de hoje.


Trilhas:
O disco funciona através de dois movimentos distintos, o da agulha e o movimento do disco ou lâmina. A agulha movimenta-se do centro do disco para a borda, enquanto o disco gira no sentido anti-horário. Com a lâmina girando e a agulha parada em algum ponto, estaremos percorrendo uma trilha. A palavra trilha está associada ao significado 'caminho' ou 'estrada' e é exatamente isso que a agulha faz ao terminar uma volta de 180 graus na lâmina.


Cilindros:
É o nome usado para definir uma pilha de trilhas no conjunto de lâminas. Sabemos que uma lâmina possui duas faces e cada face possui um conjunto de trilhas. Se observarmos uma lâmina horizontalmente, veremos que a trilha da lâmina superior está posicionada exatamente no mesmo lugar em relação à trilha inferior, formando um cilindro. Podemos citar como exemplo um disco rígido que possui três lâminas, cada um de seus cilindros será constituído de seis trilhas.


O uso da palavra cilindro expressa em parte a realidade gráfica do disco, pois ao desenhar um conjunto de trilhas e interliga-lo por intermédio de dois traços, obtemos a forma geométrica de um cilindro.


Setores:
É a divisão das trilhas em vários campos menores. Como o disco vai diminuindo seu espaço na medida em que se aproxima do centro, logicamente os setores próximos ao centro são menores que os setores encontrados na parte externa do disco. Porém, o volume de dados armazenados em um setor maior é igual ao armazenado em um setor menor.


Um detalhe importante para a compreensão sobre o funcionamento dos setores está relacionado a sua disposição de informações. Na verdade cada setor arquiva 512 bytes de dados, mas como o computador sabe onde estão guardados os dados? E como ele consegue identificar esses endereços? Para podermos responder essas perguntas é necessário comentarmos um pouco sobre a disposição física das informações.

Cada grupo de 512 bytes arquivado é etiquetado com sua localização dentro do próprio setor. Quando a agulha passa por um setor, a primeira informação que ela encontra é referente ao espaço entre um setor e outro. O segundo dado encontrado refere-se a identidade do setor, seu número, face e cilindro a que pertence. Depois, o disco passa por uma área onde estão registrados dados para conferência sobre o disco no circuito controlador.


Somente se tudo estiver correto chegamos nas informações gravadas, os 512 bytes. O disco avança mais um pouco e chega a um campo específico onde estão registradas informações sobre total de bytes gravados e confere com os 512 bytes se está tudo correto. Então, passa Por mais um campo onde está registrado outro espaço entre setores e inicia todo o processo novamente em um novo setor. Lembrando que este procedimento é feito na forma de campos magnéticos ou impulsos eletromagnéticos.


Block/Bloco:
São vários setores reunidos, organizados de acordo com o sistema operacional em uso para o armazenamento de arquivos.


Intercalação de setores:
Conforme observado anteriormente, os dados são gravados não de forma seqüencial, mas sim intercalados entre os setores. Este fato é uma forma encontrada de melhorar a velocidade de acesso do disco.


Memória cache de disco:
O circuito lógico de um disco Rígido possui uma memória q e guarda as ultimas leituras efetuadas pelo disco, este sistema também auxilia na velocidade de acesso do disco.


Translator/Conversão:
O sistema translator é usado pelos softwares para melhor desempenho na hora de ler ou gravar arquivos no disco. Se observarmos na identificação do disco, temos, por exemplo, a denominação de 16 cabeças, enquanto fisicamente existem dentro do disco apenas duas cabeças. Este sistema de conversão também auxilia no tempo de acesso, bem como na disposição dos dados.


MBR:
É a sigla usada para o nome Master Boot Record, na verdade o termo MBR é a definição da tabela que arquiva os dados referentes ao sistema de boot usado e qual partição em que este se encontra, se por algum problema a película magnetizável estiver com esta tabela danificada o BIOS não poderá ler o endereço do boot e o disco ficara sem condições de iniciar o sistema operacional. A localização desta tabela é fixa e anterior as partições.


Partições:
Particionar um disco significa dividi-lo em várias partes, este é um procedimento necessário para que o disco se torne funcional, sendo obrigatório a criação de no mínimo uma partição. Quando o disco é particionado, automaticamente gera-se uma tabela de partições, onde fica gravado o endereço e a característica da partição gerada, as partições possuem características individuais para cada tipo de sistema operacional. No sistema operacional Windows e MS-DOS são chamados de fat16 ou fat32 o tipo de partição, em quanto que no Windows NT a partição pode ser do tipo NTFS e no linux esta é denominada EXT2, existem vários outros tipos de partição usados por outros sistemas operacionais.

Depois de gerar a partição torna-se necessário formata-la, este procedimento é feito através de um comando específico do sistema operacional que ser utilizado no disco, no caso do MS-DOS usamos o comando Format para dar forma à partição, possibilitando a instalação do sistema operacional em questão. A formatação é que define magneticamente a quantidade de trilhas e setores do disco, lembrando que em cada setor cabe apenas 512 bytes de informação.


jsilva@tecnociencia.com.br
http://tecnociencia.com.br/revista


Guia Bozolinx: documentação de Software Livre




Fonte:




Documentação livre sobre Linux e Software Livre existe de monte pela Internet. Mas que tal um documento onde você pode, a qualquer momento, modificar o conteúdo, sem nenhuma complicação? Pois isso existe, e já vem dando os primeiros frutos. Trata-se do Guia Bozolinux.

O projeto tem como objetivo ser a mais completa documentação sobre Linux e o Software Livre, e para isso utiliza-se de um Wiki, sistema onde qualquer pessoas pode, facilmente, modificar o conteúdo existente, ou mesmo adicionar novos tópicos. Além disso, regularmente, o conteúdo disponível no Wiki é reunido, separado por assunto, formatado e disponibilizado em formato apostila, em diversos formatos, como OpenOffice, Word, PDF e texto puro.



A iniciativa partiu do consultor em Software Livre Davidson Rodrigues Paulo, que pensou num método de disponibilizar para a comunidade o conteúdo de uma apostila que ele estava, na época, desenvolvendo para um curso de Linux que estava preparando. O material já foi totalmente transcrito para o Wiki, e agora a equipe de moderadores do Guia Bozolinux aguarda anciosa por contribuições da comunidade.

O mais interessante é que o Wiki reúne, além dos artigos, verbetes. Imagine que você está lendo um artigo sobre o Debian, e se depara com a frase "O Debian utiliza o padrão System V". Então você pensa: "Mas o que é o padrão System V?". Não há problema. Há uma referência para um verbete, "O Padrão System V". Assim, o Guia Bozolinux torna-se um verdadeiro canivete suíço nas mãos dos que precisam buscar informações sobre o Linux e o Software Livre.

E o melhor: todo o conteúdo é disponibilizado sob a GNU Free Documentation License, sendo totalmente livre.


Fonte: http://guiabozolinux.sourceforge.[...] - Guia Bozolinux

Link:

Google estuda sistema de pagamento online




Fonte:



O Google pretende lançar um sistema de pagamento online para concorrer com a ferramenta eletrônica PayPal, do portal de leilões virtuais eBay.


Segundo uma reportagem publicada nesta segunda-feira (20/06) pelo jornal "The New York Times", o líder de um varejista online não-identificado já fez contato com os executivos do Google para ser parceiro neste serviço.


Detalhes sobre o serviço não foram divulgados, mas a iniciativa do Google poderia representar a chance para diversificar as fontes de receita do buscador.


Atualmente, as buscas do Google acessam cerca de oito bilhões de páginas. O PayPal declara que tem 71 milhões de clientes ao redor do mundo.


A maior fonte de receita do Google é a venda de anúncios que aparecem ao lado dos resultados da busca, além do faturamento com propagandas em seu site de comparação de preços Froogle.


A companhia revelou um lucro líquido de 369 milhões de dólares para os três meses encerrados em 31 de março, cerca de seis vezes mais do que o mesmo período do ano passado.


Paul Kallender - IDG News Service, Japão

Recife ganha projeto para semicondutores




Fonte:



O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, lança nesta segunda-feira (20/06) o Programa Nacional de Projetos Semicondutores (CI-Brasil), em Recife (PE).
A iniciativa tem a intenção de desenvolver o setor de microeletrônica no País com a criação de unidades de projetos de circuitos integrados, conhecidos como Desing Houses (DH).

A previsão é investir cerca de 12,1 milhões de reais, na primeira fase do programa, para capacitação de recursos humanos, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e infra-estrutura, entre outros, segundo informações do MCT.

Além de estimular a constituição de DH brasileiras, o programa também pretende atrair para o Brasil uma parcela das atividades de projetos de Circuitos Integrados (CIs) desenvolvidas internacionalmente por empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), fabricantes de componentes semicondutores, ou mesmo, empresas internacionais independentes especializadas em design.

Inicialmente os centros de projetos serão implantados em Recife, Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).

Links:
         http://idgnow.uol.com.br/[...]ChannelID=2000006

Microsoft defende seu modelo de negócio em debate sobre software livre




Fonte:




"Ao contrário do que muitos imaginam, a Microsoft participa de várias iniciativas de software livre". Essa foi a frase com que Alexandre Pombo, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil abriu sua participação em debate sobre software livre no Congresso de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab). Segundo ele, o ponto de divergência da companhia em relação aos demais defensores de sistemas como o Linux é o modelo de negócios."

"Acreditamos que o modelo de pagamento de licenças é o mais indicado para a proteção intelectual e a conseqüente geração de empregos e riqueza", afirmou.
Segundo ele, no caso do Windows CE, por exemplo, sistema desenvolvido pela Microsoft para equipamentos portáteis, o código-fonte está disponível e pode ser usado pelo cliente para melhorias do produto. "A diferença é que ele tem que pagar licenças", afirmou. Na sua opinião, esse modelo é mais eficaz que o adotado por distribuidoras Linux, onde o download do software é gratuito e só há cobrança pelos serviços.

Já o gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion, defendeu, no mesmo debate, que a indústria de software adote uma nova postura, diante do fato de que "o movimento de software livre veio para ficar, é irreversível". A seu ver, "deveríamos deixar parte de nossos softwares em código aberto e nos concentrarmos em alguns produtos de maior valor agregado".

Dessa forma, acredita Taurion, "as empresas manteriam sua saúde financeira e a sociedade se beneficiaria", afirmou. No casos de sistemas operacionais, por exemplo, onde costumam se concentrar os debates entre software livre e proprietário (Linux e Windows, respectivamente), "são sistemas que já existem há mais de 40 anos, onde certamente já existe um grande conhecimento disseminado", e, por isso, são quase commodities, defende.

O coordenador de pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Giancarlo Stefanuto, afirmou que "o software livre toca em pontos nevrálgicos do modelo de negócios tradicional, o que pode ser visto como uma ameça, mas também abre novas oportunidades de negócio, desde que se desenvolvam novas competências".

Fonte: CIPSGA


Aúncio