Fonte:
SÃO PAULO – Os futuros motoristas serão a partir de hoje identificados por biometria nas auto-escolas do Estado de São Paulo. A medida é uma determinação do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, para fiscalizar a presença dos candidatos a carta nacional de habilitação nas aulas teóricas e práticas no volante.
Haverá equipamentos nas auto-escolas para fazer o reconhecimento das impressões digitais dos candidatos. A medida foi anunciada em novembro do ano passado pelo Detran, mas a implantação foi adiada para que os estabelecimentos pudessem instalar os leitores biométricos.
A medida entra em vigor hoje na Grande São Paulo e nas cidades de Sorocaba, Marília e Ribeirão Preto. Somente nesta região há cerca de 680 auto-escolas.
De acordo com Rafael Rabinovici, diretor da divisão de habilitação do Detran-SP, há em todo o Estado de São Paulo aproximadamente 2,4 mil auto-escolas, ou Centros de Formação de Condutores. Todas essas unidades terão de implantar o novo sistema.
O prazo para o uso da biometria nas aulas teóricas é até o 18 de julho e até o final do mês nas aulas de volante. Rabinovici informa que as unidades terão de transmitir os dados diariamente para o Detran controlar a freqüência dos alunos.
O diretor explica que muitos alunos não compareciam às aulas e o Detran não tinha como fiscalizar a presença. Muitos não faziam as 30 horas obrigatórias de prática no volante com a justificativa de que já sabiam dirigir.
Rabinovici diz que os que candidatos a carta de habilitação têm agora que comprovar que fizeram as aulas. Segundo ele, é uma forma de evitar que os motoristas novatos cometam barbaridades nas ruas, desrespeitando o Código Nacional de Trânsito.
Edileuza Soares, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário