quarta-feira, julho 13, 2005

Governo define padrões para troca de dados




Fonte:



IDG Now!

O governo federal instituiu na terça-feira (12/07) o padrão que deverá ser utilizado pelos órgãos para troca digital de dados e informações.


A portaria que oficializa a arquitetura e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - foi publicada no Diário Oficial da União.


Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, esse padrão garante um fluxo contínuo de informações por meios eletrônicos que possibilitam simplificar os serviços.


Uma de suas aplicações diz respeito à integração dos cerca de 18 mil cartórios brasileiros. No final de junho o Ministério do Planejamento e Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) firmaram um convênio para a troca de informações entre os diferentes cartórios para beneficiar cidadãos, empresas e o próprio governo. Esse padrão possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.


Entre as principais vantagens previstas pelo convênio estão a redução de fraudes e de erros e a aceleração no processamento de informações, possibilitando uma comunicação mais rápida de registros entre outros.


Para planejar e apoiar a sua implantação no governo será formada uma coordenação com representantes de diversos órgãos. A norma vale para a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.


Links:
         http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/[...]=2000006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio