terça-feira, maio 31, 2005

Serra critica sistema da Microsoft na Prefeitura




Fonte:



O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou na segunda-feira (30/05) a atuação da Microsoft no sistema GPS responsável pelo monitoramento em tempo real dos ônibus da capital paulista.


Durante uma visita à Escola Municipal de Iniciação Artística, na Zona Sul da cidade, Serra declarou aos jornalistas que a gigante de software está falhando na montagem do sistema.


"O GPS, sistema de monitoramento de ônibus, não funciona. Foram gastos milhões de reais e ele não funciona. A Microsoft, que é uma empresa de responsabilidade, está falhando na montagem desse sistema aqui em São Paulo", declarou.


De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), o sistema, que foi criado para viabilizar as informações do Centro de Controle Integrado da São Paulo Transportes (SPTrans), custou 14 milhões de reais e já foi 90% pago.


A intenção é converter cada um dos 15 mil ônibus em circulação na capital em um emissor de informações em tempo real, segundo a SMT. Dessa forma, por meio do sistema de georeferenciamento, seria possível monitorar o tempo de chegada, partida e trajeto dos coletivos.


Ainda de acordo com a secretaria, a Microsoft foi contratada em setembro de 2003 - ainda na gestão Marta Suplicy (PT) - para desenvolver o software capaz de realizar esse tipo de monitoramento. No entanto, dos cinco módulos do software, quatro não são confiáveis e apresentam problemas de transmissão e informações fora de precisão. Os resultados não foram aceitos pela SPTrans.


O contrato inicialmente duraria até setembro do ano passado, mas em virtude das falhas e do não cumprimento dos reparos houve suspensão até fevereiro de 2005. O prazo foi, então, prorrogado para o dia 31 de março e, novamente não foi cumprido pela empresa. Dessa forma, a prefeitura optou por suspender o sistema temporariamente.


Segundo a SMT, está fora de cogitação a troca de fornecedores de infra-estrutura, e o sistema deve ser retomado assim que a Microsoft oferecer uma solução satisfatória.


Procurada pela reportagem, a Microsoft ainda não se manifestou.

Links:
         http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5[...]2000002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio