sábado, maio 21, 2005

O que é o FreeBSD?



O que é BSD?

Trata-se sem dúvida de uma das melhores distribuições UNIX já concebidas, uma plataforma estável e em sua maioria gratuita. BSD é um acronismo de "Berkeley Software Distribution" (Distribuição de Software Berkeley), nome atribuído pela Berkeley CSRG (Computer Systems Research Group, ou Grupo de Pesquisa em Sistemas Computacionais), da Universidade da Califórnia, que montou uma distribuição própria do Unix.


O Daemon do BSD

Nosso amiguinho vermelho que aparece em muitas das páginas das famílias BSD é o Daemon. Dentro do contexto de sistemas UNIX, os daemons são processos que rodam por dentro do sistema e executam várias subrotinas sem a intervenção humana. No contexto geral, daemon é a palavra antiga para demônio. No livro "Unix System Administration Handbook", de Evi Nemeth, existem algumas palavras a respeito dos daemons:

"Muitas pessoas relacionam a palavra daemon com a palavra demônio, evocando algum tipo de conexão satânica entre o UNIX e o sobrenatural. Isso não passa de um grande mal entendido. Daemon é na verdade uma definição muito antiga de demônio; daemons não tem um 'lado' particular entre o bondade e a maldade, mas ainda assim ajudam a definir a personalidade ou o caráter do indivíduo. O conceito grego antigo de um daemon pessoal era simliar ao conceito moderno de 'anjo da guarda' - 'eudaemonia' é o estado de ser ajudado e protegido por esse tipo de espírito. Como regra, sistemas UNIX costumam vir infestados de daemons e demônios."
(pág. 403)


O que é o FreeBSD?

FreeBSD é um sistema operacional avançado para arquitetura x86 e compatíveis, sistemas Alpha DEC, IA-64, PC-98 e Ultra Sparc. Ele é derivado do sistema UNIX-BSD, a versão do UNIX desenvolvida pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Seu desenvolvimento é mantido por um grande time de desenvolvedores. O suporte para algumas outras plataformas está em desenvolvimento em vários estágios de aperfeiçoamento.


FreeBSD roda milhares de aplicativos

O FreeBSD é baseado no BSD 4.4, uma versão padrão da indústria UNIX, o que torna fácil a compilação e utilização programas de várias distribuições. O FreeBSD também inclui um extensa coleção de pacotes e coleção de aplicativos portados que trazem uma gama de softwares pré-compilados e de fácil instalação para uso no seu desktop ou servidor. Há também uma crescente número de aplicações comerciais desenvolvidas para serem rodadas no FreeBSD.

Aqui estão alguns exemplos de onde o FreeBSD é utilizado:

  • Provedoras de Acesso à Internet. Muitas provedoras de acesso (Internet Service Providers - ISPs) encontram no FreeBSD seu sistema operacional ideal, rodando WWW, Usenet news, FTP, Email, dentre outros serviços. Muitos softwares são pré-configurados e têm sua instalação facilitada como o servidor web Apache ou o servidor de FTP Wu-ftpd. E obviamente, com a arquitetura de rede imbatível do FreeBSD, seus usuários experimentarão um sistema rápido, estável e com vastos recursos.


  • Estações X Window. Seja para usar um simples terminal de acesso à Internet ou criar uma avançada estação gráfica UNIX com sistema X Window, o FreeBSD oferece a mesma funcionalidade e facilidade de configuração, pois possui em seus pacotes o sistema gratuito XFree86 e o o software Xi Graphics, que oferece aceleração do X para placas de vídeo de alta performance (como a Matrox), assim como para os sistemas padrão Motif e bibliotecas OpenGL.


  • Redes. De filtro de pacotes a serviços de roteamento e servidor de domínios, o FreeBSD pode tornar qualquer PC em um firewall de Internet, servidor de email, servidor de impressão, servidor PC/NFS e muito mais.


  • Desenvolvimento de Software. Uma suite completa de desenvolvimento acompanham o FreeBSD, incluindo os compiladores GNU C/C++, linguagem Perl script, desenvolvimento nas plataformas Java e Tcl/Tk e muito mais. Editores populares como XEmacs e outras linguagens de programação consideradas "esotéricas" como Icon também funcionam perfeitamente. As bibliotecas compartilhadas do FreeBSD são fáceis de serem utilizadas e montadas.


  • Net surfing. Uma estação UNIX é um ótimo meio de acesso a Internet, e usando a versão BSD do Netscape Navigator com suporte a Java do FreeBSD fazemos essa tarefa simples e rápida. Surfe na web, publique suas home-pages, leia notícias da Usenet e receba e enviar emails pelo desktop do seu sistema FreeBSD.


  • Pesquisa e Treinamento. O FreeBSD é uma plataforma excelente de pesquisa e desenvolvimento por incluir o código fonte completo de todo o sistema. Estudantes e pesquisadores de sistemas operacionais ou outra ciência da computação podem se beneficiar por ser o FreeBSD uma plataforma aberta e bem documentada.


  • E muito mais. Jogos de ação, banco de dados MIS, visualizações científicas, vídeo conferência, Internet Relay Chat (IRC), automação residencial, jogos multi-usuários, Bulletin Board System, tratamento de imagens e muito mais pode ser usado no FreeBSD. Se você tiver uma aplicação inovadora para FreeBSD, nos envie para que possamos adicioná-la em nossa galeria de softwares.




FreeBSD é um sistema operacional que crescerá conforme suas necessidades

Apesar do FreeBSD ser um software livre, é um sistema com suporte para usuários. Alguma pergunta que você tenha pode ser enviada a centenas de desenvolvedores, autores e usuários pelo e-mail (em inglês) freedsd-questions@FreeBSD.ORG.

O FreeBSD também possui um grupo mundial de programadores que identificam erros, adicionam novas funcionalidades e documentam o sistema. Prestam suportes para novos dispositivos ou funções especiais em quase constante processo de desenvolvimento, e o grupo dispensa uma especial atenção para problemas que afetam a estabilidade do sistema. Usuários de FreeBSD são completamente orgulhosos de não apenas este ser um sistema rápido mas também um sistema em que podem confiar.



OpenBSD: Somente uma falha remota na instalação padrão em 7 anos!


O Projeto OpenBSD produz um sistema operacional LIVRE, multiplataforma do tipo UNIX baseado no 4.4BSD. Nossos esforços enfatizam portabilidade, padronização, correções, segurança pró-ativa e criptografia integrada. O OpenBSD suporta emulação binária da maioria dos programas do SVR4 (Solaris), FreeBSD, Linux, BSD/OS, SunOS e HP-UX.


O OpenBSD está disponível gratuitamente em nossos sites de FTP, e também disponível em um pacote de baixo custo com 3-CDs. A versão atual é OpenBSD 3.2 que começou a ser distribuída em 1 de Novembro de 2002.

Os CDs (e camisetas) podem ser comprados.... O OpenBSD contém OpenSSH, que suporta SSH1 e SSH2, e é desenvolvido por voluntários. Os fundos do projeto são adquiridos na venda dos CDs e Camisetas, e também via doações. Organizações e indivíduos fazem doações que contribuem para que o OpenBSD continue a existir, permanecendo livre para qualquer um usar e reusar como achar conveniente.

Durante os dois últimos anos, varias iniciativas de P&D em segurança do OpenBSD são suportadas pela DARPA e Air Force Research Laboratory, Air Force Material Command, USAF, sob o contrato número F30602-01-2-0537 e também em cooperação com o projeto POSSE da Universidade da Pensilvania.



Links:
FreeBSD: http://www.freebsd.org/applications.html
OpenBSD: http://www.openbsd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio