sábado, maio 28, 2005

10 tecnologias que mudam um negócio!




Fonte:



Especialistas indicam quais as inovações tecnológicas e equipamentos que não podem faltar para a empresa que plane ja melhorar seus custos e rentabilidade


Por MARIANA DITOLVO


Qual a melhor tecnologia capaz de aumentar a rentabilidade de um negócio? Essa é uma pergunta com muitas respostas. A cada dia surgem no mercado novidades em equipamentos e softwares para atender aquilo que as empresas do setor classificam como demanda dos clientes. Algumas são realmente necessárias e fundamentais, mas há outras que são avançadas hoje e ultrapassadas amanhã. "Nesse mundo existe a perfumaria e aquilo que vale realmente a pena investir", diz o empresário e investidor Sergio Cavalcanti. Em áreas chaves de qualquer empresa é possível identificar o que deve ser usado e aquilo que está servindo apenas para aumentar custos e reduzir rentabilidade. DINHEIRO conversou com especialistas, empresários e consultores para trazer, em seguida, dez tecnologias que devem estar na linha de frente de qualquer empreendimento, desde os que estão nascendo até os que precisam ser reinventados.

1. Webservice
Do ponto de vista prático, a expressão em inglês significa colocar na internet, em tempo real, uma série de serviços como a consulta de cheques. Foi o que fez a Checkexpress. A empresa permite aos seus clientes acessar a base de dados em webservice e cobra um pequeno valor pelo serviço.

2. Linux
Os softwares livres, como o Linux, são utéis para quem não quer investir em programas pagos. Agora, é preciso saber que livre não significa gratuito. Ao decidir por esse caminho, a empresa evitará custos com licenças, mas pagará por serviços de consultorias especializadas nesses programas.

3. Técnicas de venda
Os cinco sentidos ainda são uma barreira das vendas pela internet. Empresas como a Philips tentam transpor esse obstáculo trazendo inovações na apresentação dos produtos. A companhia holandesa foi buscar ajuda na tecnologia 3D para apresentar seus itens aos consumidores.

4. Links patrocinados
O Google, criou uma nova oportunidade de marketing: links patrocinados. Empresas contratam marcas como a Overture, que espalha os links em vários buscadores. Enquanto navega, o internauta pode ir parar na página do anunciante. O valor mínimo é de R$ 90 mensais.

5. Telefonia pela internet
A febre do momento na rede. Reduz os custos de telefonia, incluindo a assinatura mensal, e pode ser muito útil para quem costuma fazer ligações interurbanas e internacionais. Vários programas possuem esse recurso e o mais famoso - e gratuito - é o Skype (www.skype.com.br).

6.Blogs
Os diários pessoais são a última moda. Grandes marcas estimulam que os seus executivos escrevam de maneira coloquial suas impressões para toda a rede.

7. Certificação digital
A confiabilidade de transações virtuais só existe com certificação digital. É isso que diz se a empresa que faz um negócio é a mesma responsável pela autorização. Certificados digitais podem ser obtidos em companhias como a Verisign

8.Thin clients
Computadores são caros e logo ficam ultrapassados. Uma das soluções é o uso de thin clients, máquinas que não tem disco rígido nem programas embutidos. Funcionam conectados à rede das empresas.

9. Impressão
Comprar impressoras já não é um bom negócio. A moda é terceirizar o serviço e pagar até R$ 0,15 por página impressa.

10. Laptops
A Intel que baratear no Brasil os custos dessas máquinas em relação aos computadores tradicionais. Hoje essa diferença é de 50%. A meta é chegar em 30% em dois anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio