sábado, maio 21, 2005

FSF e OpenOffice.org juntam-se para evitar a "armadilha do Java"



Fonte:


O NewsForge publicou um artigo sobre o estabelecimento de uma cooperação entre a Free Software Foundation e a equipe de desenvolvimento do OpenOffice.org no sentido de permitir que o OO.org 2.0 seja compilado sob o GCJ (Gnu Compiler for Java), evitando aquilo que o Richard Stallman chama de Java trap (armadilha do Java)


Se seu programa é Software Livre, ele é, basicamente, ético - mas existe uma armadilha para a qual você deve estar atento. Seu programa, apesar de ser Livre, pode estar restrito por um software proprietário do qual ele depende. Uma vez que este problema é mais vísivel, atualmente, com programas em Java, nós o chamamos de armadilha do Java.

Stallman e grande parte da comunidade de Software Livre estão discutindo a dependência do OpenOffice.org 2.0 em relação ao Java há algum tempo, incluindo aí, o esforço de compilar o OO.org 2.0 com o GCJ.

A situação que se desenha, a partir do exposto no artigo, é a junção de forças dos dois grupos no sentido de que a nova versão do OpenOffice possua builds oficiais sob GCJ, ao invés de surgir um fork do projeto.


Fonte: LinuxDailyLog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio