segunda-feira, maio 23, 2005

Brasil ajuda pesquisa de web via rede elétrica




Fonte:



O Brasil participará, a partir do mês de junho, da definição do padrão europeu de PLC (Power Line Communications), que prevê a transmissão de dados, imagens e voz em alta velocidade via rede elétrica.


O país foi o único escolhido fora da Europa para contribuir com sugestões para o Opera 2, projeto de pesquisa e desenvolvimento que visa à implantação do sistema PLC com velocidade de transmissão de 200 Megabits (Mbps) em todo aquele continente até o final de 2006.


Os organizadores do projeto europeu estiveram no Brasil no início do ano a convite da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel) para conhecer a iniciativa implantada no município de Barreirinhas (MA), que levou acesso à internet via rede elétrica a vários pontos da cidade.


Segundo Paulo Pimentel, presidente do Fórum Aptel Brasil PLC, o grupo também reconheceu o potencial brasileiro de desenvolvimento da tecnologia que utiliza a rede elétrica para a transmissão e autorizou a participação do País.


"Na prática vamos saber tudo o que está sendo desenvolvido por lá [Europa], ao mesmo tempo em que vamos enviar projetos nossos para que eles também possam aproveitar e incluir as idéias que considerarem convenientes. Tudo estará protegido por leis de direitos autorais, mas permitirá o compartilhamento entre as partes", declara Pimentel.


A Aptel reúne empresas dos setores de energia elétrica, petróleo, gás, ferrovias, rodovias, saneamento, entre outros, que possuem, gerenciam ou fornecem sistemas críticos de telecomunicações. Entre elas estão nomes como Companhia Energética de Goiás (Celg), Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) e AES Eletropaulo, que já mantém projetos na área de PLC.


Segundo Aderbal Borges, diretor de desenvolvimento de negócios da Fitec Inovações Tecnológicas - fundação de pesquisa e desenvolvimento de soluções de TI e membro da Aptel - a apresentação das propostas para a Europa abre as portas também para os negócios de empresas brasileiras no ramo de PLC.


"Com esse acordo, a tecnologia mais avançada no ramo de PLC será compartilhada pelo Brasil. Ou seja, o País poderá fabricar equipamentos com tecnologia e com padrões mundiais, de forma que as empresas poderão, em curto prazo, exportar produtos do ramo para o mundo todo", diz.


Ainda de acordo com Borges, as primeiras definições dos projetos de PLC que servirão de contribuição para a Europa devem começar a surgir no próximo mês.


"Devemos ter as primeiras definições e especificações no mês que vem. O processo funciona de maneira em que realizamos o projeto, enviamos, recebemos um parecer, fazemos testes até ter os padrões concluídos. A meta do Opera é que todas as casas da Europa tenham uma tomada com velocidade de 200 Mbps até o fim do ano que vem", assinala.


Projeto Opera


O Opera é um projeto de pesquisa e desenvolvimento criado por 38 empresas públicas e privadas, universidades e organizações não-governamentais européias com a intenção de desenvolver o padrão local de transmissão de dados, voz e imagens via rede elétrica.


A primeira fase do projeto, segundo Dymitr Wajsman, diretor de capacitação e desenvolvimento de negócios da Aptel, concentrou-se no desenvolvimento de padrões de circuitos integrados para PLC e teve recursos de 20 milhões de euros para seu desenvolvimento. Cerca de nove milhões de euros foram fornecidos pela Comunidade Européia.


O Opera 2 - com início efetivo previsto para o ano que vem - será focado na implantação e disseminação da tecnologia. No entanto, os projetos e as sugestões das organizações, entre elas as brasileiras, serão enviadas desde agora, a fim de concentrar material para a criação do padrão.


"Propusemos agregar esforços para conseguir difundir esses projetos que englobam inclusão digital e social e disseminar a tecnologia na região", declara.


De acordo com os especialistas, o projeto ganha destaque principalmente pela velocidade de conexão que propõe para o tráfego via rede elétrica. A velocidade de 200 Mbps é cerca de duas vezes e meia superior àquela praticada na maior parte dos projetos de PLC atualmente, de 75 Mbps.


Links:
         http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5[....]&ChannelID=2000012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio