segunda-feira, maio 23, 2005

Entenda a tecnologia PLC




Fonte:



O termo Power Line Communications (PLC) é utilizado para identificar tecnologias, equipamentos, aplicações e serviços que são transmitidos aos usuários finais por meio das redes elétricas já existentes.

O sistema prevê a utilização da rede elétrica para serviços de telecomunicações e para o fornecimento de acesso à internet em banda larga.

As aplicações de banda estreita incluem controle de equipamentos domésticos, controle de automação, leitura automática de informações - como serviços públicos como gás, luz, água - entre outras.

Já as aplicações de banda larga incluem acesso à internet, telefonia por IP (VoIP) e compartilhamento de recursos de computador, como a formação de redes.

Na prática, a rede elétrica é transformada em um canal de comunicação por meio da sobreposição de sinais informação de baixa intensidade à onda de energia. Para garantir a coexistência e a separação dos dois sistemas, o índice de freqüência utilizado para comunicação é bastante distante daquele utilizado para as ondas elétricas.

Entre as principais vantagens do PLC estão o fato de que não são necessários novos fios para as instalações, ao contrário do que exige o acesso à internet via ADSL.

"Outro grande benefício que é possível levar o acesso à internet aos lugares mais afastados em necessitar de uma conexão telefônica. Pode ser um importante instrumento de inclusão digital", afirma Aderbal Borges, diretor de desenvolvimento de negócios da Fitec Inovações Tecnológicas.

Na opinião de Borges, porém, para o serviço ser viabilizado no Brasil é necessária a criação de um modelo de negócios que estabeleça qual será o papel de cada parte envolvida, como provedores de acesso, concessionárias de energia e as empresas de telecom.

Fonte: Opera


Links:
         http://idgnow.uol.com.br/[...]&ChannelID=2000012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio