terça-feira, maio 24, 2005

IBM lança software de privacidade




Fonte:


A IBM anunciou nesta terça-feira (24/05) um software que permite a usuários corporativos compartilhar informações entre si e com agências governamentais sem precisar revelar detalhes pessoais.


A tecnologia, chamada DB2 Anonymous Resolution, pode servir para combater vários problemas de segurança envolvidos no manuseio ou no processamento de informações pessoais. O serviço é destinado, por exemplo, a serviços de saúde, serviços financeiros ou mesmo números de seguro social.


O sistema é uma ampliação do software analítico que torna irreversível a utilização de assinaturas digitais e outras técnicas para dados correlatos que permanecem em um formulário "anônimo".


Os resultados consistem em melhorar a privacidade, além de evitar que os dados sejam observados em suas formas originais. "Todo mundo quer e precisa compartilhar dados. Entretanto, quanto mais eles são compartilhados, maiores as chances de você perder o controle sobre eles. Existem muitas pessoas que gostariam de saber se possuem dois ou mais registros em comum, por exemplo, mas eles não querem compartilhar informações simplesmente para descobrir isso", declarou Jeff Jonas, cientista da Entity Analytics e da Distiguished IBM Engineer, que inventou a tecnologia.


Jonas informou que os bancos que necessitam fazer comunicados para seus próprios correntistas geralmente recorrem a fornecedores de grandes bases de dados, como a Nexus-Lexis, para obter informações mais específicas sobre esses clientes. No entanto, as instituições relutam a revelar os nomes dos clientes.


"Com essas técnicas, um banco não precisa revelar quem são seus consumidores. O banco pode enviar informações anônimas e, se houver uma relação com a outra base, alguém da outra empresa como a Nexus-Lexis poderá enviar os dados demográficos. No entanto, não há um relacionamento na base que permita à empresa de marketing descobrir quem são esses correntistas", declarou.


O profissional comentou ainda que a diferença nessa técnica está exatamente em garantir anonimato aos dados, antes de correlacioná-los.


A DB2 Anonymous Resolution também suporta um grande número de iniciativas estratégicas e reguladoras, incluindo compromisso com privacidade, compartilhamento de informações, entre outras funções.


A tecnologia fará parte da divisão Entity Analytics Solutions, da IBM. O sistema já foi implantado por uma companhia nos Estados Unidos, que não teve seu nome revelado.


Outras informações sobre o sistema estão na página da IBM na internet.
Ed Scannell - Inforworld, Canadá


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio