segunda-feira, novembro 28, 2005

''Traidores'' ameaçam programa brasileiro de apoio ao software livre, diz Stallman




Fonte:




Por Lana Cristina e Spensy Pimentel - Agência Brasil

Brasília - "Traidores" podem estar pondo a perder o programa brasileiro de adoção do software livre pelo governo federal, afirma Richard Stallman, uma das principais lideranças do movimento pelo software livre no mundo. Stallman fez as afirmações em entrevista à Agência Brasil, em Túnis, capital da Tunísia, na semana passada.


Há dois anos, em outra entrevista à ABr, Stallman elogiara o Brasil por transformar a adoção do software livre em política de governo.

"Sei de ministros brasileiros responsáveis pela migração para o software livre que cancelaram projetos em andamento", disse Stallman. "Um ministro se vender para uma empresa como a Microsoft é como se vender para outro país, é traição", completou ele, que recebeu prêmio na semana passada das mãos do ministro da Cultura, Gilberto Gil, representante oficial do governo brasileiro na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.

A americana Microsoft é uma das principais empresas do mundo no ramo de software, mas adota o modelo de negócios chamado "proprietário", vendendo "licenças de uso" de seus programas para os usuários e qualificando o ato de copiar o programa sem sua autorização como "pirataria".

Os softwares livres são programas de computador cuja utilização, reprodução e compartilhamento são livres e gratuitos. Segundo Stallman, que é especialista em programação de computadores e um dos criadores da Fundação Software Livre (em inglês, Free Software Foundation), o projeto do governo brasileiro de passar a substituir os softwares proprietários por similares livres em seus computadors começou bem no início do governo, mas agora enfrenta problemas.

Para Stallman, a adoção do programa não-proprietário é uma forma de promover a inclusão digital. "Os governos deveriam adotar o software livre, é como encorajar a sociedade a buscar liberdade", afirmou o programador, que, nos anos 80, criou o sistema GNU, mais tarde utilizado como base para criação do Linux, considerado hoje o mais difundido conjunto de programas livres para computadores pessoais no mundo.

Noticia relacionada:

Cortes orçamentários e inexperiência explicam atraso do governo com software livre, diz especialista


Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio