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SÃO PAULO – O Google anunciou a versão brasileira de seu serviço de notícias Google News, que usa mecanismos do buscador para criar –sem intervenção humana- publicações jornalísticas, atualizadas a cada 15 minutos.
O serviço gera suas páginas a partir de 200 diferentes publicações em português, brasileiras e estrangeiras. A definição das manchetes acontece por critérios de relevância semelhantes às usadas no buscador. Os temas ficam mais importantes à medida que mais aparecem nas diferentes fontes.
A empresa garante que o serviço não se fia a nenhuma orientação política ou ideológica. “Com o Google News, pode-se fazer uma busca em fontes de informação sobre qualquer assunto de vários pontos de vista”, explica Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil.
Além de sua primeira página, que simula a de um jornal, o Google News Brasil possui as “editorias” Brasil, Internacional, Negócios, Ciência/Tecnologia, Esportes, Entretenimento e Saúde. Em cada uma delas, há uma segmentação do conteúdo seguindo os mesmos critérios de relevância. O usuário pode ainda reorganizar a disposição das seções noticiosas na primeira página do serviço.
O Google News Brasil não replica as páginas das notícias em si. Assim como no buscador, ao clicar em qualquer link, o usuário é remetido à página original da fonte.
O serviço é integrado ao Google Alertas, um serviço da empresa que envia automaticamente por e-mail notícias que satisfaçam um critério pré-definido pelo usuário.
Lançado em setembro de 2002, o Google News já possui 23 edições localizadas. As versões brasileiras do produto e do Alertas ainda estão em beta (fase de testes).
Escritório brasileiro
No mesmo dia em que anunciou o Google News Brasil, a empresa oficializou sua operação no país, cinco meses após a abertura do escritório, e com negócios já em andamento.
O dia também foi marcado pelo rompimento do patamar de US$ 400 por cada ação do Google negociada na Nasdaq. Isso representa um incremento de 370% sobre os US$ 85 do IPO (oferta pública inicial de ações), que aconteceu em agosto de 2004.
Às 15h38 (em Brasília), a ação do Google estava cotada a US$ 402,16. O valor de mercado da empresa chega a US$ 112 bilhões, configurando a maior empresa de mídia do mundo, superando a Time Warner. O valor do Google já passou também grandes nomes da indústria de informática, como Dell, HP e Cisco Systems.
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Paulo Silvestre, do Plantão INFO
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