segunda-feira, novembro 28, 2005

Deu no Diario de Pernambuco: Cúpula discute gestão da internet




Fonte:




Uma das principais discussões em relação à internet no mundo é sobre a administração do Sistema de Nomes de Domínios, fundamental para o tráfego de dados na rede. Atualmente, os Estados Unidos controlam este sistema a partir do Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), empresa sem fins lucrativos que se reporta ao Departamento de Comércio norte-americano. Este modelo centralizador provoca queixas de todos os outros países.


O debate chegou à Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada na semana passada na Tunísia, quando foi sugerida uma nova forma de gestão dos domínios.

Mas os Estados Unidos continuarão com o controle da web. No entanto, com possibilidade para uma gestão mais democrática, já que ficou definida a criação de um fórum internacional para a discussão de temas relacionados à governança da internet, cuja a primeira reunião está marcada para 2006, na Grécia. O fórum, que terá um modelo parecido com o comitê gestor brasileiro de internet, inicialmente, não poderá supervisionar o Icann e muitos acreditam que não haverá mudança no funcionamento do sistema.

A Comunidade Européia e o Brasil, no entanto, têm uma outra leitura. Eles acham que o fórum promoverá mais internacionalização da governança da internet. Acreditam que o debate ganhará mais espaço nos outros países - antes não se ouvia falar sobre o assunto - e poderá, no futuro, tornar a administração dos domínios descentralizada.

O Icann administra, na verdade, o sistema que traduz endereços, como o www.pernambuco.com, em números IP (Internet Protocol), que são entendidos pelos computadores e servem para que as máquinas se comuniquem entre si. A criação de novos domínios, por exemplo, fica sob a responsabilidade do Icann. Acontece que, em poucos anos, por causa da convergência digital, outros equipamentos, como os eletrodomésticos, também terão IPs e o problema está aí: como uma única empresa terá o controle de números, que envolverão várias indústrias de diversos países?

Doações - Outros temas também foram debatidos durante a Cúpula Mundial. Um deles foi o Fundo de Solidariedade Digital, criado em 2003, no encontro realizado em Genebra. A iniciativa visa colher doações de países ricos para que populações menos favorecidas, da Ásia e da África, tenham acesso às novas tecnologias de comunicação. O Fundo já recebeu contribuições na ordem de US$ 8 milhões, mas os países industrializados não querem que elas sejam compulsórias e propõem que constem como ajuda geral ao desenvolvimento.

Também foi destaque a apresentação do laptop de US$ 100, criado pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) e voltado para os estudantes de todo o mundo. As máquinas, que usam telas de aparelho DVD portátil, rodam numa velocidade de 500 MHz e terão o Linux como sistema operacional. O Brasil já demonstrou interesse em adquirir o laptop. (A.P.)


Fonte: Diario de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio