Fonte : noticiaslinux.com.br
O aMSN está incrível! Ele é um cliente livre para acesso a rede do MSN Messenger e possui recursos que o substituem quase que na íntegra. A principal barreira no processo de migração e inserção de usuários no ambiente Linux é a familiarização entre o usuário e o software. Um usuário comum quer acessar a Internet, navegar, ver seus e-mails, escutar música e também bater papo, sem que isso tenha que ser difícil. Existem várias opções de mensageiros disponíveis, porém nenhuma delas possuía os recursos que pudessem integrar um típico usuário do Desktop Windows a um ambiente livre baseado em Linux, e que pudesse se aproveitar dos recursos mais legais do MSN Messenger como video conferência, emoticons, winks animados, avisos(aquele recurso de chamar atenção), desenho, entre outros. Com o aMSN isso agora é possível.
Veja, ouça e compartilhe tudo de forma instantânea.
Apresentando o novo aMSN Messenger para Linux.
Suas principais características são:
1) Recurso conversa com vídeo.
2) Recurso conversa com áudio.
3) Recurso desenho com mensagens.
4) Winks animados e emoticons de opiniões.
5) Chame a atenção de seus contatos.
6) Troca de arquivos e fotos.
Veja algumas screenhots:
http://famelix.codigolivre.org.br/artigos/amsn/
O novo aMSN suporta video conferência; basta você estar com sua câmera instalada e com o driver funcionando no Linux. Este recurso não requer nenhuma configuração dentro do aMSN, ele detectará sua câmera automaticamente de modo que você só precise iniciar sessão e usar. A conferência por voz está disponível mediante instalação de plugin externo e é totalmente funcional. Nesta nova versão também encontramos novos recursos como a visualização de winks animados, emoticons de opiniões personalizados, você pode chamar atenção de seus contatos e há também um plugin para desenho. O aMSN permite envio e recebimento de arquivos como por exemplo seus documentos e fotos.
Esta versão do aMSN está disponível através do repositório CVS dos desenvolvedores e precisa ser compilada, o que nem sempre é viável para usuários simples. Pensando nisso eu mesmo a compilei e gerei o respectivo arquivo de instalação em .deb e também no formato .rpm .
Observação: o aMSN requer a instalação das bibliotecas TCL8.4 e TK8.4.
Este é mais um grande passo alcançado pela comunidade e eu como desenvolvedor de Software Livre, me senti no dever de transmitir esta importante informação para que todos saibam e percebam, que a cada dia que passa vamos encontrar mais motivos para se usar Linux e menos razões para se manter preso ao mundo proprietário.
Download do aMSN 095.b e bibliotecas:
http://famelix.codigolivre.org.br/artigos/amsn/
Artigo escrito por Anderson Gesser desenvolvedor do Famelix GNU/Linux.
Postada por: Anderson Gesser <gesser(arroba)hostex.com.br>
Nenhum comentário:
Postar um comentário