segunda-feira, novembro 28, 2005

Software livre está mudando conceitos tecnológicos, diz presidente da Celepar




Fonte:




mais de uma centena de palestras, encontros de comunidades, mesas redondas e minicursos movimentam Conferência Latino-Americana de Software Livre.

“O software livre está mudando os conceitos no mundo da tecnologia da informação”. A afirmação do presidente da Companhia de Informática do Paraná (celepar), Marcos Mazoni, reflete o que está acontecendo na Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware Mercosul,


que acontece neste final de semana em Curitiba. Cerca de 1300 participantes de várias regiões do Paraná, de outros estados e de vários países do Continente,

estão espalhados pelas salas do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, no Jardim das Amércias, em mais de uma centena de palestras, minicursos e mesas de debates sobre o uso e desenvolvimento dos programas de computador de código aberto, definidos por Mazoni como uma “forma ambiental de se entender a tecnologia da informação”.

Ao falar sobre a importância desse tipo de tecnologia nos programas de inclusão digitital do Governo do Estado, o secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira, citou o exemplo do município de Ortigueira (região dos Campos Gerais), onde foi instalado o primeiro telecentro por ser o município com menor índice de desenvolvimento humano do Estado. “Hoje o usuário do telecentro têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos, fazer pesquisas, participar de cursos de informática e de lazer”. A opção pelo software livre, segundo Nizan Pereira, possibilitou o investimento de mais de U$ 180 milhões que antes eram utilizados no pagamento de softwares proprietários para o desenvolvimento em tecnologia e em outros programas de governo. Durante o evento, o presidente da ItaipuBinacional, Jorge Samek assumiu o compromisso de fazer a migração de todos os sistemas da hidrelétrica para software livre. Da mesma forma, a vice-presidente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti destacou o apoio daquela instituição aos projetos de tecnologia de informação em código aberto, afirmando que o espírito de colaboração está na raiz das ações da CEF.


Fonte: Companhia de Informática do Paraná-CELEPAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio