quarta-feira, novembro 30, 2005

Linux na Copa do Mundo de 2006 - Alemanha




Fonte : noticiaslinux.com.br



Uma bola habilitada com um chip que poderá decidir se um gol foi marcado poderia ser colocada em uso para a Copa do Mundo de futebol de 2006, a ser realizada na Alemanha, de acordo com os engenheiros que a estão desenvolvendo.

A FIFA mostrou interesse na tecnologia mas ainda não divulgou decisão final.

O sistema de controle baseado em rádio poderia também ser usado para determinar se a bola saiu, compilar estatísticas sobre jogadores individuais e mais, disse Gunter Rohmer, diretor do Intituto Fraunhofer para Circuitos Integrados em Erlangen. A bola com chip está sendo desenvolvida pela Adidas-Salomon, a empresa de software Cairos e o Instituto Fraunhofer.

A tecnologia é baseada num chip ASIC com um transmissão integrado para envio de dados. O chip é suspenso no meio da bola para sobrevivar à aceleração e chutes fortes através de um sistema desenvolvido pela Adidas. Chips similares, mas menores e mais achatados, foram criados para serem inseridos nas caneleiras dos jogados, disse Rohmer.

No estádio de Nuremberg, onde o sistema tem sido testado, 12 antenas coletam os dados transmitidos pelos chips. As antenas são ligadas a um anel de fibra-ótica de alta velocidade, que roteia os dados para um cluster de servidores baseados em Linux.

Os chips usam a mesma freqüência de banda que as redes Wi-Fi (2.4GHz). "Em nossos testes, notamos que nenhum sistema Wi-Fi interferiu com nossa tecnologia, mas nossa tecnologia causou interferências com sistemas Wi-Fi em casos isolados. Estamos analisando maneiras para evitar qualquer possível interferência pois sabemos que Wi-Fi será usada nos jogos".

A tecnologia deverá ser testada em outro torneio no Japão ainda neste fim de ano para decidir sobre o uso na Copa do Mundo de 2006.

Fonte: http://www.techworld.com/mobil[...]4658&Page=2&pagePos=12




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio