segunda-feira, novembro 28, 2005

“Software Livre é um grito de liberdade”, diz Requião




Fonte:




Conferência sobre programas de computador de código aberto reúne usuários e desenvolvedores de vários paises. “Um grito das nações contra a visão estreita daqueles que querem nos transformar num mercado subordinado aos seus interesses”.


Foi dessa forma que o governador Roberto Requião definiu a Conferência Latino-Americana de Software Livre, a Latinoware Mercosul, que iniciou na manhã deste sábado, 26, em Curitiba. Em defesa dos interesses nacionais, Requião comparou que enquanto o mercado visa somente o lucro, a Nação tem história, território e civilização. “Na Nação não somos somente consumidores, somos cidadãos”, destacou o governador. Ele citou o exemplo da Previdência Social que sob o aspecto de Nação é um pacto entre o governo e a cidadania, “enquanto sob a ótica do mercado a Previdência é apenas um cálculo atuarial”.

Promovida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Secretaria de Assuntos Estratégicos, a Latinoware Mercosul reúne em Curitiba cerca de 1300 usuários e desenvolvedores de vários países. Quase todos os estados brasileiros estão representados na Conferência. Do Paraná, são mais de uma centena de municípios participantes.

O principal destaque do primeiro dia da Conferência foi a palestra do norte-americano Nathan Wilson, líder do projeto de migração para software livre do estúdio cinematográfico DreamWorks, produtora de filmes de desenhos infantis, entre eles Shrek e Madagascar. O evento prossegue até o final da tarde de domingo no Centro Politécnico da Universidades Federal do Paraná (Jardim das Américas), com mais de uma centena de palestras, mini-cursos, encontros de comunidades ligadas aos programas de computador de código aberto e mesas especiais sobre tecnologia de informação. No final da tarde de hoje, a mesa “Software Livre: uma questão de liberdade” reunirá, entre outros debatedores, os secretários da Educação e de Assuntos Estratégicos do Paraná, Maurício Requião e Nizan Pereira, respectivamente, e o presidente da Celepar Marcos Mazoni. No domingo, às 11h30, acontecerá o Encontro Ibero-Americano para o Conhecimento Livre com a participação de representantes do Brasil, Venezuela, Argentina, Uruguai e Espanha. Outras duas palestras de destaque no domingo: sistema operacional Linux, com o diretor-executivo da Fundação Gnome (interface gráfica para desktops), Timothy Ney, às 13h30, e a do presidente da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, que encerrará o evento abordando o desenvolvimento do software livre no Brasil, às 17h15.


Fonte: Latinoware


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio