Fonte:
SÃO PAULO – A Microsoft classificou o polêmico sistema contra pirataria da Sony BMG como spyware, e promete removê-lo com seu anti-spyware.
Segundo a empresa, os programas da Sony se enquadram nas definições de produtos dos quais o Windows deve ser protegido, e por isso serão eliminados. A próxima atualização do Microsoft AntiSpyware incluirá as instruções necessárias para a remoção.
A decisão vem ao mesmo tempo em que a própria Sony BMG anunciou que está suspendendo –pelo menos temporariamente- a produção de CDs com o sistema. O movimento da Microsoft foi anunciado no blog corporativo da equipe responsável pelo combate a esse tipo de software.
O sistema da Sony BMG foi descoberto por empresas de segurança há duas semanas. O primeiro deles dificulta que o usuário faça cópias do CD de áudio ou grave arquivos MP3 a partir dele. Já o segundo usa técnicas normalmente associadas a vírus para tentar impedir que o primeiro seja identificado e removido.
Além de suas práticas condenáveis, as empresas de segurança temiam que hackers passassem a usar o sistema da Sony BMG para esconder vírus e outros tipos de pragas virtuais. Na última sexta (11), isso aconteceu com o vírus Styinx-E.
Antes da decisão de remover o sistema de seus novos CDs, a Sony BMG já havia liberado um programa para remover o programa com técnicas furtivas. Mas o resultado foi mal visto pelo mercado, que acusou a empresa de oferecer uma solução apenas parcial e que, em alguns casos, danificaria o micro do usuário.
Além da péssima repercussão na mídia, e empresa está enfrentando ações públicas na Califórnia e em Nova York (EUA) contra as suas práticas invasivas. Nos processos, os promotores exigem que a gravadora pare de vender CDs com esse tipo de proteção, além de indenizar os consumidores lesados.
No Brasil, a Sony BMG afirmou não ter comercializado álbuns com esse tipo de proteção.
Leia também:
# Sony BMG desiste de seu sistema contra pirataria
# Vírus usa sistema da Sony para se esconder
# Correção da Sony BMG pode danificar PC
# Sony esconde no micro software contra cópia de CD
Paulo Silvestre, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário