sexta-feira, julho 08, 2005

Spyware muda hábito de internauta, diz estudo




Fonte:



IDG Now!

Softwares espiões (spywares) e códigos maliciosos estão forçando a maioria dos internautas norte-americanos a mudar seus hábitos de navegação.

De acordo com o estudo da Pew Internet & American Life Project - conduzido com dois mil norte-americanos - nove entre dez internautas do país alegam que já alteraram suas práticas em virtude dessas ameaças.

Além disso, a pesquisa mostra também que 81% dos usuários declararam que não abrem arquivos anexos de mensagens que não estão esperando, enquanto 50% deles pararam de entrar em websites suspeitos de conter códigos maliciosos.

Redes de compartilhamento de arquivos Peer-to-Peer (P2P) também tem despertado a atenção dos internautas. Praticamente 25% dos entrevistados disseram que não baixam mais música ou vídeos pelas redes P2P com medo de receber arquivos contaminados.

Entre os internautas, 43% disseram que já foram afetados por spyware ou adware - softwares instalado nos navegadores da web para coletar informações dos hábitos do usuários. Entre as conseqüências apontadas estão lentidão do sistema e mudança da homepage sem autorização.

Um em cada dez internautas declarou também que é uma prática comum clicar em um termo de adesão a algum site ou serviço na internet sem ler completamente. Em muitos desses termos, os internautas consentem a instalação de adware sem sequer perceber.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio